Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Mulheres, Raça e Classe" de Angela Davis

Mulheres, Raça e Classe.jpg

“Quando as mulheres negras se movem, toda a estrutura política social se movimenta na sociedade”

Mulheres, Raça e Classe, da intelectual e feminista Angela Davis, é um clássico da literatura feminista, anti-racista e LGBTQIA+ dos feminismos contemporâneos.
 
Publicado em 1981, rapidamente se torna numa referência para compreendermos os eixos que marcam o racismo, o sexismo, a discriminação, a pobreza e formas de desigualdade alimentadas pelo modelo económico capitalista.
 
Fazendo uma revisão histórica sobre o papel da mulher negra americana no trabalho escravo; da condição de classe e raça na campanha pelos direitos civis das mulheres; do racismo dentro do movimento sufragista feminista; da educação e libertação na perspectiva das mulheres negras; do assédio e violência sexual ao trabalho doméstico, Angela Davis coloca as mulheres negras como sujeito colectivo central para pensarmos o sujeito feminino/feminista contemporâneo e o papel das mulheres negras na luta contra as diferentes variáveis de opressão social.
 
Uma obra interseccional que torna claro como as diferentes camadas de opressões não só estão conectadas como se alimentam mutuamente: o racismo para a construção do sexismo e da diferença de classes, o sexismo para a perpetuação do racismo e da diferença de classes assim como a diferença de classes é mantida pelo racismo e pelo sexismo, excluindo e negligenciando as mulheres negras.
 
Marcada por uma intemporalidade e actualidade tal, Mulheres, Raça e Classe demonstra a urgência política e o imperativo contemporâneo de compreendermos a história colectiva das mulheres negras e dos problemas de emancipação e opressão social enfrentados actualmente por forças conservadoras e radicais que simplesmente se recusam a reconhecer os direitos das minorias.
 
ISBN: 9789899071629
Editor: Orfeu Negro
Páginas: 348
 
Daniel Santos Morais é mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Feminista, LGBTQIA+, activista pelos Direitos Humanos. Partilha a sua vida entre Coimbra e Viseu. É administrador do site Leituras Queer.