Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"O Contrário de Nada" de Tess Gunty

o-contrario-de-nada

Em O Contrário de Nada, Tess Gunty (1993, EUA) narra a história de Vacca Vale e dos seus habitantes. A cidade é um lugar moribundo, marcado por complexos de prédios e fábricas abandonadas, onde os moradores carregam peculiaridades vincadas.

Entre eles, uma actriz obcecada com a preservação das preguiças-anãs, um homem que se pinta com luz fluorescente, uma mulher solitária que se dedica a eliminar comentários maliciosos dos obituários escritos online e uma mãe que sente um terror inexplicável ao olhar nos olhos do seu filho bebé. Blandine Earkins, protagonista do romance, aos 18 anos, após uma infância e adolescência marcadas por sucessivas passagens por lares de acolhimento, muda-se para um apartamento partilhado em Vacca Vale. Apesar de jovem, tem um pesado historial de dificuldades, onde se enquadra uma paixão que a levou a abandonar os estudos — algo inesperado para alguém de inteligência reconhecida. Sem presença nas redes sociais, mas com um interesse profundo por narrativas místicas, Blandine é, sem dúvida, a personagem mais complexa do livro. A sua resistência ao projecto de revitalização da cidade parece resultar da sua consciência de que, se a cidade renascer, perderá a última razão para manter a paralisia em que se encontra a sua vida. 

A estagnação da cidade produz impacto também em todos os outros habitantes, que, por sua vez, alimentam a decadência do próprio espaço. Existe, assim, uma contaminação mútua entre a ruína de Vacca Vale e as frustrações e desilusões dos seus moradores. 

Através das histórias da cidade e dos seus moradores, a autora explora a complexidade da vida humana, abordando temas como as cidades pós-industriais, a saúde mental, as expectativas em torno da maternidade, os efeitos da fama ou a alienação da vida moderna. 

Romance de estreia de Tess Gunty, O Contrário de Nada foi distinguido com vários prémios no seu país de origem. Em Portugal, foi eleito um dos melhores livros de 2024 pelo jornal Público. Recomendo a sua leitura, especialmente a quem se interessa pela análise da sociedade contemporânea e pelos desafios das relações humanas na actualidade. 

 

Tradutora: Eugénia Antunes

ISBN: 9789897872327

Data de publicação: Março de 2024
Páginas: 424

Colecção Alfaguara

 

Daniela Alves Ferreira 

1 comentário

Comentar