a saber

PCP e Expresso trocam acusações sobre alegada violência homofóbica na Festa do Avante

Um alegado caso de violência homofóbica fez estalar a polémica entre o jornal Expresso e o Partido Comunista Português. A troca de acusações deve-se a dois artigos publicados pelo semanário no fim-de-semana passado, primeiro na edição impressa e depois na edição online.

Segundo o jornal um cidadão espanhol acusa de homofobia alguns membros do “Apoio” – pessoas que efectuam a segurança – da Festa do “Avante!”. Manuel S., de 34 anos, como é identificado pela publicação, explica que “estava a beijar outro rapaz” quando foi “abordado e agredido pelos homens de farda escura” da Festa”.  Quando saiu do recinto da festa do Avante, Manuel S. decidiu tirar fotos aos seguranças em causa. “Eles aperceberam-se e voltaram a meter-me lá dentro, vendando-me os olhos e apertando-me o pescoço com uma corda enquanto me chamavam maricas”, descreveu ao Expresso.

Depois de um primeiro comunicado surgido no Sábado, o PCP voltou a reagir num segundo comunicado em que afirma “que a verdadeira razão do incidente que conduziu à saída das pessoas do recinto da Festa teve origem num acto de sexo oral em pleno espaço público”. As acusações de homofobia são também rejeitadas nesse comunicado: “não podemos permitir é que, entre outras acusações que igualmente refutamos, se insista na difamação de atribuir ao PCP uma postura homofóbica, procurando na base da falsidade instalar a dúvida e a crítica sobre o posicionamento do PCP em torno desta matéria”. No primeiro comunicado os comunistas explicavam que “a afirmação e sustentação da intervenção dos serviços de apoio da Festa do “Avante!” porque duas pessoas do mesmo sexo se teriam beijado é, tão falsa, quanto ridícula”.

No segundo artigo on-line o Expresso falou novamente com Manuel S.. Este “nega as acusações do PCP e pergunta: “Se tivesse sido sexo oral justificaria a violência?”, e acrescenta: “É nojento o que está a acontecer. Evidentemente mentem no que estão a dizer. Suponho que a versão de todo um partido tem mais peso do que a minha. Estou em contacto já com as associações LGBT portuguesas”.

O semanário afirma que falou com quatro “outras alegadas vítimas, entre elas um activista de esquerda espanhol, [e que estas] já relataram às autoridades episódios de violência que sofreram por parte de “homens com uma farda-azul escura com a palavra ‘apoio’ escrita nas costas e no boné”. As vítimas alegam igualmente que foram fechadas numa carrinha e alvo de “socos e pontapés”.

Quer o Expresso, quer o PCP referem que todas as queixas apresentadas já foram entregues às autoridades competentes.

 

Luís Veríssimo

Paulo Monteiro

12 Comentários

  • Merry Alvezeras

    Pronto! Já sabemos onde vai ser filmado próximo vídeo de Lorenzo & Pedro: FESTA DO AVANTE, “OS” AGUARDEM!

  • João Delgado

    Eu acho que este casa seija muito bem averiguado dada a gravidade do mesmo, e que as as varias associações/grupos LGBT assuma as suas responsabilidades no tratamento deste caso
    Desde logo exite logo uma tentativa de desvalorização/desacreditação das alegadas vitimas por parte do PCP , muito típicos do que costumas acontecer em casos semelhantes como estes, o que não é de todo a via mais correta, ainda para mais vindo de um parido que supostamente defende os LGBT
    Por outro lado pode estar a existir um aproveitamento politico errado desta situação, sendo que esta situação pode ser um acto isolado e nada ter a ver com as politicas do partido, não se pode de todo estar a fazer generalizações a partir deste caso

  • Gina Lolobrigida

    Afinal temos 2 portugais…
    Um é o dos vídeos fofinhos do Lorenzo e Pedro e o outro é o portugal real onde isto acontece ou em que taxistas espancam pessoas trans, gays e lésbicas e os adolescentes LGBT também são espancados nas escolas.
    Acho que os meninos se deviam dedicar a fazer só os videos de comidazinha porque os outros são uma grande mentira.

  • Filipe

    1) Sendo verdade que estavam a praticar sexo oral num local público, então tal prática é crime quando ocorre uma denúncia. Não interessa se são heteros ou gays.

    2) Investiguem o caso Júlio Fogaça. O comunismo é reverso do nazismo. São totalitarismos que não respeitam a liberdade e a dignidade humana.

  • Anónimo

    Tenho ideia de que os seguranças são de uma empresa e não do partido pelo que se deve analisar esta história com muita cautela para não atribuir culpas a quem não as tem.

  • Anónimo

    Uma dica para o futuro: por um partido se chamar “comunista”, não quer dizer que as suas práticas sejam de facto comunistas. Do mesmo modo que o PSD chama-se “partido social democrata” mas não é de forma alguma social democrata (para ser social democrata teria que defender o que partidos como o BE ou o PCP defendem). Até porque os verdadeiros comunistas defendem os direitos LGBT em qualquer circunstância.

    E mesmo que estivessem em plena orgia em público, a polícia tem que saber agir de forma correcta em vez de recorrer à violência. A culpa deve ser posta nos agressores e não nas vítimas.

  • Anónimo

    O PCP pode não ter culpa na agressão efectuada pelos seus seguranças, mas o comunicado que fizeram é desprovido de sentido, passando por procurar descredibilizar a vítima. Se o PCP tivesse agido correctamente, faria um comunicado a condenar a agressão. Só aí o PCP poderia acusar o Expresso de difamação (e eu acho que a comunicação social é demasiado de direita).

  • Dart Vamper

    Mas o PCP está a colaborar com as autoridades no apuramento dos factos. E nega liminarmente as acusações de homofobia. Só quem não conhece o antagonismo dos média face ao PCP pode achar a notícia do expresso inocente. Ainda mais em véspera de eleições. A Festa do Avante é um espaço de liberdade e diversidade. Haverá homofóbicos na festa mas tenho a certeza de quem em número muito menor que na sociedade, pois os comunistas portugueses são na sua grande maioria progressistas e tolerantes. Para os ignorantes que comparam comunismo com nazismo é só lembrar os milhões (só na União Soviética 20.000.000) de comunistas que morreram para derrotar Hitler e os seus aliados. Já para não falar do que os comunistas portugueses sofreram na luta pela liberdade debaixo do regime fascista português. O processo de Júlio Fogaça é em grande parte propaganda anti-comunista, mas se tem algum fundo de verdade, é preciso recordar que decorreu em meados do século XX… Homossexuais bem conhecidos como Ary dos Santos, figura maior do comunismo português são a prova de que se trata de um partido tolerante e que defende a igualdade! Nenhuma lei foi aprovada em Portugal pelos nossos direitos sem o voto favorável do PCP. Aguardemos portanto o que terão as autoridades a dizer sobre o que realmente se passou na Festa.

  • Hugh Knowles

    O PCP sempre foi homofóbico. Começa com a expulsão do Júlio Fogaça e continua com o apoio incondicional dos partidos comunistas que governam a China, Angola, Cuba e Coreia do Norte, onde a homossexualidade é percebida como um efeito do capitalismo e burguesia.

    Sempre foram contrários à adopção por casais do mesmo sexo e apoiam abertamente governos que são totalitários e violam direitos humanos.

    Aquando de serem acusados de algo decidem tentar desacreditar a vítima (algo que nunca, nunca se deve fazer na averiguação de factos, a qual certamente o PCP guardou para si).

    O PCP só quer saber de si. De nós (LGBT), isso é mentira.