Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Pelo fim do ódio online (com vídeo)

odio nao no hate speech.png

O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) promoveu na passada sexta-feira em Lisboa um colóquio que pretendeu sublinhar a importância de criar um movimento contra o discurso de ódio online.

 

A campanha No Hate (Ódio Não) está a ser promovida a nível europeu pelo Conselho da Europa desde 2014 e conta com um site internacional http://www.nohatespeechmovement.org/ e outro nacional http://www.odionao.com.pt onde podem ser efectuadas denúncias e encontrados recursos úteis sobre a temática, como, por exemplo, um bem-humorado Manual de Sobrevivência ao Troll.

O movimento "Ódio Não" tem como principal objectivo o combate ao discurso de ódio e à discriminação que acontece diariamente online. O discurso de ódio engloba “todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o anti-semitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância” pode ler-se no site da campanha. 

discurso de ódio ciberbullying.png

A internet dá-nos a possibilidade de criar, publicar, distribuir e consumir conteúdos de forma livre. As redes sociais permitem participar no ciberespaço de formas muito diversas, desde o contacto com amigos até ao empenho em causas, mas também podemos ser agressores ou vítimas de abusos e violações dos Direitos Humanos. O discurso de ódio online ou ciberbullying é apenas umas dessas expressões num mundo online, que "não deixa de ter valores" pode também ler-se no site Ódio Não.

 

Paulo Monteiro