Portugal conquistou 11 medalhas nos Gay Games
A décima edição dos Gay Games chegou ao fim este domingo em Paris. Portugal marcou presença pela primeira vez, e nesta estreia, conquistou 11 medalhas.
Os atletas da associação desportiva portuguesa Boys Just Wanna Have Fun conquistaram as seguintes medalhas:
Natação:
Ouro - 100 Livres - Mariane Valencio
Prata - 100 Bruços - Mariane Valencio
Prata - 1.500 Livres - Jonas Grancha
Bronze - 5 Km Águas Abertas - Álvaro Cardoso
Bronze - 50 Costas - Mariane Valencio
Bronze - 200 Costas - Álvaro Cardoso
Bronze - 200 Bruços - Jonas Grancha
Bronze - 400 Estilos - Jonas Grancha
Bronze - 4 x 100 Estilos - (João Boavida, Jonas Grancha, Álvaro Cardoso, Miguel Patrício)
Ténis:
Prata – Nathan Mertz
Atletismo:
Ouro - Estafetas - Pedro Ferraz
Destaque para Mariane Venâncio, a única mulher que competiu na modalidade de natação, e que conquistou 3 medalhas.
Esta foi também a primeira vez que um Secretário de Estado integrou uma comitiva de atletas numa competição LGBTI friendly. "Queremos o desporto absolutamente inclusivo, sem constrangimentos e discriminação", disse João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e Juventude.
Ao longo de uma semana mais de 10.000 atletas oriundos de 90 países participaram em 35 modalidades. Os Gay Games são abertos a todas as pessoas que queiram neles participar, independentemente da sua orientação sexual. O evento reúne pessoas do mundo inteiro, sendo que muitos participantes chegam de países que criminalizam a homossexualidade, como é o caso da Arábia Saudita, Egipto e Rússia.
A participação da delegação portuguesa foi organizada pela associação Boys Just Wanna Have Fun Sports Club e contou com o apoio da associação Variações, no âmbito da promoção de Portugal como destino LGBTI friendly através da campanha #proudlyportugal.
A próxima edição dos Gay Games irá decorrer em Hong Kong em 2022. Será a primeira vez que esta competição desportiva chegará à Ásia.