Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Qual o significado do odor vaginal?

odor vaginal omgyno

Antes de mais, importa esclarecer que é normal que a vagina tenha odor, fruto do corrimento vaginal. Esse odor varia de mulher para mulher e, na grande maioria das vezes, não é sinal de algum problema.

 

No entanto, quando se trata de um odor muito forte ou desagradável já pode significar que existe uma infecção. Para prevenir estas complicações, é importante enriquecer a microbioma vaginal com boas bactérias. 

 

Por que é que a vagina tem cheiro?

Na vagina, existem biliões de bactérias que fazem parte da microbioma vaginal e que mantêm o seu pH ácido, de modo a prevenir as infecções vaginais. As vaginas higienizam-se a si próprias, ao produzirem o corrimento que elimina as bactérias insalubres. Tal pode originar o designado odor vaginal.

Como já dissemos, o odor vaginal varia de mulher para mulher, sendo habitualmente mais intenso quando transpiramos, temos relações sexuais ou estamos menstruadas. Caso haja alguma mudança brusca no odor vaginal, vale a pena despistar uma possível infecção.

 

Corrimento vaginal com odor a peixe

Quando o corrimento vaginal possui um odor fétido, tal pode ser um sinal de vaginose bacteriana. Na origem deste problema, está um crescimento excessivo de bactérias más, que criam um corrimento vaginal fino e aquoso, de cor branca ou cinzenta.

No entanto, este odor pode também ser um sintoma de tricomoníase, uma infecção sexualmente transmissível muito comum. Quando existe esta infecção, o corrimento vaginal é geralmente espesso ou fino, espumoso e de cor amarela-esverdeada. Além disso, há outra sintomatologia como dor, inchaço e prurido na zona da vagina e dor ou desconforto ao urinar e durante as relações sexuais.

 

Corrimento vaginal com odor forte

Quando a vagina exala um odor forte e se registam outros sintomas, como febre alta e dor pélvica, podemos estar perante uma doença inflamatória pélvica.

Esta doença é causada por uma infecção sexualmente transmissível não curada, como a gonorreia e a clamídia. Além da vagina, esta infecção atinge o útero, as trompas de falópio e os ovários.

Se não for controlada, esta doença pode contribuir para o surgimento de problemas como a infertilidade.

 

Corrimento vaginal com odor podre

Um odor vaginal pútrido pode ter origem num tampão retido por dias ou semanas. Se o tampão não for removido frequentemente, ele pode tornar-se numa fonte de bactérias e aumentar o risco de desenvolver doenças infecciosas.

Além do odor fétido e do desconforto, nestes casos também pode haver lugar a hemorragia vaginal.

 

Como eliminar o odor vaginal desagradável?

Como dissemos, na grande maioria dos casos, o odor vaginal é normal, pelo que não há motivo para eliminá-lo.

Nos demais casos, aconselha-se a consulta de um médico, de modo a despistar possíveis infecções. Para tal, é importante estar atento à aparência e consistência do corrimento vaginal e à presença de prurido ou desconforto. O tratamento da infecção eliminará o odor desagradável.

Assim, não se recomenda o uso de produtos perfumados para a vagina, pois além de desnecessários, podem prejudicar a microbioma vaginal e originar complicações.

Aceitar o odor vaginal tal como ele é e estar alerta para possíveis alterações que possam ser um sinal de infecção é a principal preocupação que todas as mulheres devem ter.

 

Teresa Santos / omgyno