Depois de já ter adiantado alguns destaques da sua programação deste ano, o festival Queer Lisboa anuncia novas secções e títulos da sua programação, incluindo os filmes de abertura e encerramento, duas sessões especiais e novidades para a secção Panorama. A 29ª edição decorrerá de 19 a 27 de Setembro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa. Este ano, o festival traz a nova secção Resistência Queer e o Queer Focus, dedicado ao cinema trans, com o programa “Contaste que Eras Trans?”.
Em Lisboa e no Porto, haverá também sessões gratuitas dedicadas à Palestina, com a exibição do programa de curtas “No Pride in Genocide”, com curadoria do colectivo Queer Cinema for Palestine. As obras evocam a cultura palestiniana, a sua diáspora e o genocídio em Gaza.
O Queer Focus deste ano é dedicado ao cinema trans, distinguindo-se pela crescente diversidade de narrativas e realizadores. Com curadoria de Ana David e Caio Amado Soares, a mostra “Contaste que Eras Trans?” propõe uma reflexão sobre a representatividade e visibilidade deste cinema, questionando porque a maioria dos filmes populares não é feita por artistas trans. O foco apresenta duas longas-metragens e um programa de curtas, com o objectivo de amplificar a voz de artistas trans.
A longa-metragem de estreia do norte-americano Carmen Emmi, Plainclothes, será o filme de abertura do Queer Lisboa, depois de ter sido exibida no festival de Sundance. A acção decorre nos anos 90, em Nova Iorque, e segue Lucas, um jovem polícia que tem como missão armar emboscadas a homens homossexuais. Numa dessas operações, conhece e apaixona-se por Andrew. O filme, descrito como uma história de amor com uma forte vertente social, aborda o contexto da epidemia do VIH/sida e distingue-se pela sua estética nostálgica, que remete para a era das camcorders e do VHS.
O documentário Between Goodbyes, do realizador Jota Mun, foi o filme escolhido para encerrar o festival lisboeta. A obra, considerada impressionante e comovente, aborda o tema das adopções internacionais na Coreia do Sul.
A programação completa do Queer Lisboa, incluindo todas as actividades e participantes, será anunciada no próximo dia 4 de Setembro.
NOVOS TÍTULOS ANUNCIADOS QUEER LISBOA 29:
NOITE DE ABERTURA
- Plainclothes, Carmen Emmi (EUA, 2025, 95’)
NOITE DE ENCERRAMENTO
- Between Goodbyes, Jota Mun (EUA, Coreia do Sul, 2024, 96’)
SESSÕES ESPECIAIS
- Morte e Vida Madalena, Guto Parente (Brasil, Portugal, 2025, 85’)
- Vivre, mourir, renaître, Gaël Morel (França, 2024, 109’)
PANORAMA
- Pillion, Harry Lighton (Reino Unido, 2025, 106’)
RESISTÊNCIA QUEER
- The Crowd, Sahand Kabiri (Irão, 2025, 70’)
- State of Firsts, Chase Joynt (EUA, 2025, 93’)
“No Pride in Genocide” (Queer Cinema for Palestine):
- a tangled web drowning in honey, Hannah Hull, Tara Hakim (Canadá, 2023, 10’)
- Abgad Hawaz, Robin Riad (Canadá, 2024, 2’)
- Aliens in Beirut, Raghed Charabaty (Líbano, Canadá, 2025, 17’)
- Blood like Water, Dima Hamdan (Palestina, 2023, 14’)
- Don’t Take My Joy Away, Omar Gabriel (Líbano, 2024, 7’)
- I Never Promised You a Jasmine Garden, Teyama Alkamli (Canadá, 2023, 20’)
- Out of Gaza, Jannis Osterburg, Seza Tiyara Selen (Alemanha, 2025, 9’)
- Palcorecore, Dana Dawud (Palestina, 2023, 6’)
QUEER FOCUS: “Contaste que Eras Trans?”
- a_blurred_fluxx_00.avi, Osadolor Osawemwenze (EUA, 2024, 26’)
- By Hook or by Crook, Harry Dodge, Silas Howard (EUA, 2002, 90’)
- Dreams of Sunlight through Trees, Theo Jean Cuthand (Canadá, Áustria, 2024, 16’)
- The Growing Edge, Ian Kaler (Áustria, Alemanha, 2025, 17’)
- Life Story, Jessica Dunn Rovinelli (EUA, 2024, 10’)
- La Llum que Cobreix les Ferides, Pol Merchan (Espanha, Alemanha, 2024, 12’)
- Something Must Break, Ester Bergsmark (Suécia, 2014, 81’)
- When We Dead Awaken, Paula Tomás Marques (Portugal, Espanha, 2022, 10’)
.
Maria Raposo


