Rossy de Palma vence 2º Troféu Internacional de Artes Cénicas Finalmente Club
Em 2016, ano em que se comemoraram os 40 anos do Finalmente Club, o primeiro Troféu Internacional de Artes Cénicas Finalmente Club foi entregue a Herman José. A segunda edição do certame organizado pela mais antiga discoteca LGBTI de Lisboa acaba de distinguir a actriz espanhola Rossy de Palma.
Numa nota enviada ao dezanove.pt a casa lisboeta explica que quer "fazer jus a todas as mulheres e homens que se dedicam à arte de se dar aos outros com talento performativo, corpo, voz e presença: Arte do Palco. Rossy de Palma, uma das “chicas” do cineasta Pedro Almodôvar que tantos cenários pincelou de alegria, ilusão, tristeza, maravilha e criação, foi o nome que resultou para a entrega do II Troféu Internacional de Artes Cénicas Finalmente Club.
A decisão coube ao júri constituído por Paulo Jorge Pereira, Filipe Faísca, José Antonio Marquina, Aida Tavares, Fernando Santos, Ulika da Paixão Franco, Luis Lobo Alves, Carla Madeira, Rita Ferro Rodrigues e Vera Sacramento numa deliberação quase unânime.
A musa de Pedro Almodóvar, com quem fez vários filmes, já venceu vários prémios, entre eles o "Prémio Especial" do Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, pelo filme "Hors Jeu" (1998). De Palma estreou-se em 1988 no filme ''Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos'' e desde aí passou a ser uma referência na cinematografia de Almodovar. Em 1994 participou em ''Prêt-à-Porter'' de Robert Altman ao lado de Sophia Loren, Julia Roberts, Marcello Mastroianni, Anouk Aimée, Rupert Everett ,Tim Robbins, Kim Basinger, Stephen Rea, Forest Whitaker, Lauren Bacall, Danny Aiello e François Cluzet. Para além de actriz é porta-voz de um orfanato no Gana. Conhecida por ter um rosto de feições fortes e nariz curvo, que em Espanha vulgarmente se considera "picassiano", Rossy, afirmou que nunca pensou em se submeter a uma cirurgia plástica porque gosta e aceita-se como é. Foi também manequim em desfiles de Jean-Paul Gaultier e Thierry Mugler.
A cerimónia de entrega do troféu decorre a 25 de Novembro nas instalações do Finalmente, em Lisboa, a partir da meia-noite, com a presença de Rossy de Palma e um novo espectáculo transformista encenado por Fernando Santos (Deborah Krystall), director artístico da casa nocturna.