Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Salvador Sobral assume-se como pessoa intersexo

salvador sobral intersexo

Nesta segunda-feira, dia 4 de Março, Salvador Sobral foi o convidado de Pedro Teixeira da Mota, no podcast Watch.TM. Durante a emissão, Salvador Sobral criticou a existência de tantas letras na sigla LGBTQIAP+. Quando Pedro Teixeira da Mota o adverte de que essa suposta piada pode ser perigosa, Salvador afirma que também faz parte da sigla, pois é uma pessoa intersexo (ou nas próprias palavras do músico, uma "pessoa intersexual"), dizendo: “eu não produzo a hormona que faz o meu género”.

 

O apresentador pergunta se ele se refere à testosterona e Salvador confirma, dizendo que precisa de introduzir testosterona a cada quatro meses.

Salvador diz que houve uma fase em que achou que se estava a transformar numa mulher: “Houve uma altura em que tinha dores nas mamas, a minha cara começou a ficar mais redonda, não tinha pêlos em nenhum lado, não tinha sémen – isto foi depois de uma medicação que eu fiz para o coração, mas sinto que esta condição já existia anterior a isso, até porque agora já não faço essa medicação e continuo sem produzir testosterona”.
Salvador diz que a medicação que faz custa cerca de 120 euros e partilha que tem uma outra condição de saúde, mais delicada, que não pode partilhar.
O músico conta também que decidiu que queria mesmo ir ao médico após, para além do que descreveu anteriormente, ser tratado no feminino por um polícia e que foi nesse processo que descobriu que tinha 0,02% de testosterona, afirmando também que nessa altura não tinha qualquer líbido.
Esta conversa decorreu com aquilo que podem ser consideradas algumas piadas de mau gosto, de ambos os intervenientes, o que pode vir de um lugar de desconhecimento, já que Pedro Mota partilhou que não conhecia o conceito, chegando a perguntar se Salvador seria de assexual.
Importa referir que as pessoas intersexo, que muitas vezes são discriminadas por este factor, representam 1,7% da população mundial e que o termo refere-se a pessoas que nascem com características (reprodutivas ou sexuais) que não se encaixam na definição típica (binária) de feminino ou masculino, podendo apresentar características
consideradas de ambos os sexos. Nem sempre esta condição se percebe na altura do nascimento – há quem só descubra que é intersexo na puberdade e existem pessoas que vivem e morrem sem ter conhecimento disso, só sendo identificadas como tal aquando da autópsia.
 

Podes ver esta parte no vídeo do podcast a partir dos 2h00m00s

 

Foto: Pedro Teixeira da Mota  / Youtube

Texto: Paula Monteiro