Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Shuggie Bain" de Douglas Stuart

styart.jpg

Vencedor do The 2020 Booker Price, considerado um dos melhores livros de 2021 pelo British Book Awards, o primeiro romance de Douglas Stuart, obra que lhe tomara 10 anos de escrita, conta-nos ao longo de 500 velozes páginas uma história de heroísmo e de amor num meio marcado pela miséria, pelo machismo e homofobia. O retrato da infância de Shuggie Bain, na Glasgow dos anos 1980 e 1990, é uma projecção das experiências de Douglas Stuart na sua cidade natal assim como de uma infância negligenciada pelo alcoolismo da mãe e o abandono do pai. 

O livro está disposto em cinco capítulos principais, cronologicamente desordenados, indicando os pontos de Glasgow por onde a narrativa decorrerá. Começamos a história pelo seu final, no futuro, é nos apresentada a figura solitária de Shuggie Bain, já adolescente a viver por conta própria numa pensão paquistanesa de South Side. Repartindo os seus dias entre o trabalho na Kilfeathers - restaurante que lhe valera um ordenado suficiente para pagar o seu minúsculo quarto -, e a escola a que faltava com regularidade, o personagem principal é descrito quer pela sua valentia entre as diferentes situações de assédio e violência com que se defronta, como pela sensibilidade e dedicação que presta à sua mãe e família. 

Filho de Agnes Bain, uma mulher excêntrica que em tudo se assemelha à figura principesca de Elizabeth Taylor, e Shugg Bain, um taxista mulherengo conhecido pelas aventuras extraconjugais, Shuggie, o filho mais novo do casal, cresce entre a violência de um casamento falhado e a miséria de um bairro de mineiros na periferia de Glasgow. Entre as consequências da crise petrolífera dos anos 1970, com o aumento das taxas de desemprego, a fome, os níveis de criminalidade e violência, o consumo de álcool e drogas, as guerrilhas independentistas entre católicos e protestantes escoceses, Douglas Stuart oferece-nos um retrato realista de um país marcado pela decadência económica e política do governo de Margaret Thatcher.

A maestria da escrita de Douglas, revestida de um realismo depressivo, mas ao mesmo tempo belo, permite-nos através de Shuggie mergulhar nos anos 80 e na hostilidade até então dirigida à homossexualidade. Com apenas 7 anos, Shuggie começa a enfrentar um clima de bullying homofóbico sendo recorrentemente assombrado por insultos como “paneleirote”, “maricas”, “bicha”, “abichanado”, “bailarina”, etc. Entre a escola e o meio familiar, a sua expressão de género, sensibilidade e gosto de “brincar com coisas de menina” eram-lhe anormalmente apontados, sendo-lhe encorajado o disfarce e censura de tais jeitos. 

Com apenas 7 anos, Shuggie começa a enfrentar um clima de bullying homofóbico sendo recorrentemente assombrado por insultos como “paneleirote”, “maricas”, “bicha”, “abichanado”, “bailarina”, etc.

Com a agravante dos cuidados exigidos pelos vícios da mãe, do assédio e bullying homofóbico que lhe era dirigido pelas crianças e adultos do bairro, do alheamento familiar à vulnerabilidade enfrentada pelo jovem, levariam a que Shuggie desenvolvesse uma personalidade solitária, esquiva e extramente atenta ao que se passava ao seu redor. Se a ligação afectiva entre Agnes e o pequeno Shuggie é um assunto central na obra, mostrando a complexidade do amor materno e como os papeis de parentalidade se podem inverter, a homofobia, o machismo e sexismo são outros que não são tidos por menos. 

Este é um livro que, sendo ficcional não deixa de ser hiper-realista, conectando e penetrando o leitor através da sua linguagem estética e descritiva. Um livro que não terminando com um final feliz, sublinha o poder da resiliência e do amor como superação das maiores adversidades. Um livro que, sendo eminentemente político, levantando várias críticas à sociedade escocesa dos anos 80/90, coloca em evidência o grande flagelo do alcoolismo e consumo de drogas, a “normalidade” heterossexual numa sociedade marcada pela violência machista e sexual, assim como as diferentes interseções da discriminação de classe, género e sexo, que acentuam a desumanização das diferentes formas de vida. Este é um livro que não sendo perfeito, desconfortável até, nos prende do princípio ao fim, mostrando o seu enorme contributo ao universo literário LGBTQIA+. 

Recomendada pelo Ler+ Plano Nacional de Leitura, esta é uma leitura para maiores de 18 anos.

 


Editor: Alfaguara Portugal

Ano: 2021

496 páginas, formato 150 x 233x 31 mm

ISBN 9789897842085

PVP: 23,95€

 

Daniel Santos Morais é mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Feminista, LGBTQIA+, activista pelos Direitos Humanos. Partilha a sua vida entre Coimbra e Viseu.