Um roteiro por Évora LGBTQIA+ friendly
Mas Évora olha os horizontes do alto do seu zimbório espelhado,
povoa as casas de lembranças vivas e gloriosas e,
sequiosa apenas do eterno,
risonha e aconchegada,
enfrenta as agressões do transitório
com a força da beleza e a amplidão do espírito.
Miguel Torga in Portugal
O Alentejo é ainda hoje visto como uma região tradicional e conservadora. Os movimentos LGBT nesta zona ainda são poucos e recentes e enfrentam grandes dificuldades. No entanto, apesar desses desafios, têm surgido esforços significativos para promover a aceitação, a visibilidade e fomentar a compreensão e o respeito.
Seria fácil focar nas dificuldades que a Comunidade LGBTQIA+ enfrenta diariamente, como a vandalização da exposição do Évora Queer ou o roubo da bandeira do Harmonia. No entanto, hoje queremos falar sobre amor e aceitação e sobre como, mesmo em locais mais fechados, há sempre uma luz que nos mostra que não estamos sozinhos.
Portanto, vamos destacar alguns locais e eventos LGBTQIA+ friendly em Évora, onde a inclusão e a aceitação são celebradas, e onde a comunidade pode encontrar apoio e solidariedade.
Sociedade Harmonia Eborense
A SHE, Sociedade Harmonia Eborense, foi fundada a 23 de Abril de 1849 e mantêm-se no atual edifício, em plena Praça do Giraldo, desde 1902. Funciona como espaço cultural, com eventos nas áreas da Música, Cinema, Teatro e Exposições de Artes Plásticas; como café e bar; e é também atualmente a sede do Évora Queer e o espaço em Évora onde se realizam mais eventos LGBTQIA+. Podem saber mais sobre esta associação no seu site oficial em https://she.pt/
B de Brincar
A B de Brincar é uma loja de Brinquedos e jogos que se situa na Rua Serpa Pinto e partilha o espaço físico com um alfarrabista. A Vilma e o Carlos da B de Brincar dinamizam ainda várias outras actividades como sessões de jogos de tabuleiros e torneios. A B de Brincar vende brinquedos e jogos com cunho lúdico, educativo e de desenvolvimento e foi uma das poucas entidades (talvez até mesmo a única) que conseguiu manter a bandeira LGBTQIA+ erguida numa das ruas principais da cidade durante todo o mês do orgulho.
Contrabandidas dos Livros
As Contrabandidas dos Livros não são um projecto físico: são um podcast. Descrevem-se como duas amigas improváveis que se uniram pelo amor aos livros. Neste projecto, criado em Évora por duas eborenses, os episódios são instrutivos, mas são sobretudo divertidos e, muitas vezes, são bastante LGBTQIA+. Podem ver a página delas no Spotify e nós chamamos a atenção para o episódio Pride.
Alojamentos
A maioria dos alojamentos, a não ser que seja um local extremamente tradicional, já não mostra barreiras e discriminação face à comunidade. Ainda assim no que toca aos sítios onde ficar em Évora recomendamos o Évora Inn, localizado mesmo à beira da Praça do Giraldo (a praça principal da cidade), o Tivoli Evora Ecoresort que fica mais distante para quem procura a calma da campo e o Aqueduto Guest House.
Restauração
Se pretenderem provar realmente comida alentejana, o ideal será reservar umas horas (e fazer reserva) no restaurante Graciete, que fica mais afastado mas que proporciona uma óptima experiência de um buffet alentejano. Dentro da cidade podem optar por sítios mais típicos como O Combinado, A choupana ou o Dom Joaquim. Têm a Fábrica dos Gelados onde podem provar sabores como Cerelac, Dom Rodrigo ou cheseecake e serão com toda a certeza muito bem recebidos. Para beberem alguma coisa ao fim da tarde recomendamos o Bar O Túnel ou uma cerveja artesanal de A Magnífica.
Évora é uma cidade repleta de história, com vários locais a visitar e que actualmente já tem pontos seguros para a comunidade. Se por cá passarem não se esqueçam de ficar a conhecer os sítios icónicos como o Templo Romano, a Capela dos Ossos, o Museu Frei Manuel do Cenáculo e a Biblioteca Pública.
Anabela Risso