Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Um Santuário Queer no Norte de Portugal

IMG_0346.jpeg

Espaços queer em ambientes naturais é algo que pouco existe. Um problema que se alastra não só a nível nacional, como também internacionalmente.

 

Aurik nasceu em Portugal e, com 13 anos, imigrou para o estrangeiro com os seus pais. “Já são mais anos lá fora do que em Portugal” - explica Aurik - “No entanto, desejo voltar às minhas raízes, mas recuso-me me a adoptar maneiras sociais onde a violência é normalizada para quem não se conforma com práticas tradicionais/normativas (coloniais, capitalistas, etc.)".

 "Já há muito tempo que desejo e necessito de acesso a espaços comunais inclusivos". Daí ter nascido o Kura Alma, que está a dar início ao Projecto Santuário Queer, no Norte de Portugal. Para o efeito, foi adquirido um terreno de 2.5 hectares, o ano passado, para dar início a este sonho colectivo. 

 

IMG_1033.JPG

Neste Santuário Queer tenciona-se dar acesso a grupos/comunidades marginalizadas. Para o efeito, e de modo a contribuir para uma melhoraria do bem-estar individual e colectivo, os grupos a serem acolhidos terão alojamento (temporário e longo prazo), alimentação orgânica, a hipótese de frequentar workshops, etc. 

 Apesar de não ter qualquer conotação religiosa, o santuário prioriza espaços e momentos de repouso, reflexão e reconexão. O local escolhido tem, por isso, uma densa abundância de natureza e cascatas de água, que convidam à meditação e interacção com a natureza.

“Ainda há muito que fazer, pois estamos ainda no início, mas inspiração e coragem é o que não falta para continuar esta jornada”, expressa Aurik. 

Ainda com uma equipa administrativa pequena, muito tem sido feito. De momento, está a decorrer o processo de criação de uma Associação Sem Fins Lucrativos, para poder prosseguir com o licenciamento da infra-estrutura, a aprovar pela Câmara Municipal de Valpaços, e que será o motor de várias iniciativas de angariação de fundos para o santuário.