Uma dúzia de livros infantis com todas as cores do arco-íris
Fizemos esta lista onde constam alguns dos livros LGBT disponíveis em Portugal. É cada vez mais importante educar as nossas crianças para a igualdade e estes livros são exemplos inspiradores de como a temática arco-íris pode, e deve, ser contada e explicada aos mais pequenos. Boas leituras!
A Vila das Cores
Esta história passa-se numa vila onde cada família tem a sua cor, mas quando chega uma família violeta, composta pelo António e Manuel Violeta e os seus dois filhos adoptivos, a vila divide-se. O autor deste livro é Bruno Magina, a ilustração de Carolina Figueira e é editado pela Escrit’orio .
Já falámos no dezanove sobre este livro, podes ler mais aqui.
De onde venho?
Este livro da autoria de Javier Termenón Delgado fala-nos de uma forma carinhosa das habituais dúvidas da criança: perceber de onde vêm os bebés. Os bebés vêm de Paris? Os bebés vêm da barriga das mulheres? “Eu não caibo na barriga da mamã Carlota e na da mamã Ana ainda menos”.
Esta fantástica história foi editada pela ILGA Portugal com o apoio da Fundación Triângulo.
Luanda, Lua
Luanda, a cadela da família é a narradora desta história em jeito de biografia de uma família arco-íris, onde a pequena mascote da família acompanha as aventuras da Marta e Mariana assim como a chegada do pequeno Matias. O fio condutor desta história é o amor! A autora é Marta Morgado. O livro é acompanhado com um DVD em Língua Gestual Portuguesa. Sabe mais aqui.
Foi distinguido com o galardão Livro do Ano pelo dezanove em 2012.
O livro do Pedro (Maria dos 7 aos 8)
É-nos contada, de uma forma simples, a história feliz de uma menina chamada Maria, que teve a sorte de ter dois pais, o Pedro e o Paulo, que sempre a amaram muito. Este é um livro da autora Manuela Bacelar, das Edições Afrontamento.
Os meus dois pais
Neste livro é retratada a história de amor entre dois homens, contada pelo seu filho Rodrigo. O livro é de Joel Pinto, Chiado Editora. “Podem dois homens viver o seu amor e educar uma criança?”. Lê um pouco mais sobre esta história nestes artigos do dezanove.
Os vestidos do Tiago
Esta é a história de um menino que gosta de vestidos e que nos vai mostrar que não deve haver preconceito em sermos quem somos e gostarmos do que gostamos. Esta é uma obra com edição independente de Joana Estrela a que podes ter acesso aqui.
Por quem me apaixonarei?
A Marta e o André são dois meninos muito curiosos e divertidos, que vão aprender uma coisa muito importante: não se pode escolher a pessoa por quem nos apaixonamos. Este livro é da autoria de Wieland Pena, com ilustração de Roberto Maján e foi editado pela ILGA Portugal com apoio da Fundación Triângulo.
Primeiro cresci no coração
Lilás tem dois pais! O pai baunilha e o pai mel, e conta o seu dia-a-dia com eles, o que cada um tem para ensinar e como veio para a casa num avião de asas do tamanho do mundo! Um livro de Luís Amorim e Pedro Rosa, editado pela ILGA Portugal.
Sete dias de Verão
Fazendo parte da série “Jovens como nós” é da autoria da mesma equipa de "Viagem a Coimbra". Neste livro, a Joana e o Alex ficam amigos, e esta ajuda-o a ultrapassar a tristeza que sente pela morte do pai…até que um dia a Joana vai passar a tarde a sua casa e algo de estranho acontece!
Sabe mais sobre este livro neste artigo.
Teodorico e as Mães Cegonhas
Escrito por Ana Zanatti e ilustrado por StoryTailors, este é um livro emocionante sobre duas mães cegonhas que adoptam um menino. É um livro ternurento sobre a homoparentalidade, valores e esperança.
Foi considerado o Livro do Ano pelo dezanove em 2011.
Três com Tango
Esta história infantil, baseada em factos reais, conta-nos como um casal de pinguins que vivia no Jardim Zoológico do Central Park foram pais. Após algumas tentativas de Roy e Silo chocarem uma pedra, o seu tratador colocou um ovo no ninho, e desta forma nasceu Tango!
Escrito por Justin Richardson e Peter Parnell, ilustrado por Henry Colle e editado em Portugal pela Kalandraka.
Falámos ainda muito recentemente no dezanove sobre este livro.
Viagem a Coimbra
“Viagem a Coimbra” faz parte da série “Jovens como nós”, escrito também por Bruno Magina, ilustração Joana Santos e editado pela Edições Afrontamento. Retrata a história de uma rapariga que tem dois pais e que, por isso, é bastante incomodada na escola ao ponto de lhe roubarem o seu diário.
Também falámos recentemente sobre este livro aqui.
Sofia Seno