Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Uma livraria além dos livros: Greta abre agora portas em Lisboa

greta

A livraria Greta tem sido mais do que apenas uma livraria - é um ponto de encontro para a diversidade literária e uma plataforma para a celebração de todas as vozes que historicamente foram marginalizadas ou sub-representadas no mundo literário. Contendo exclusivamente obras da autoria de mulheres e de pessoas queer e não-binárias, a livraria abre agora portas físicas em Lisboa e promete continuar o trabalho de criação de espaços de encontro para o debate feminista.

 

No espaço acolhedor da livraria em Anjos, encontramos um catálogo diversificado que inclui desde obras basilares do feminismo e estudos de género, a obras variadas de ficção, banda desenhada, literatura infantil, história e poesia. Cuidadosamente curada pela fundadora e por sugestões de clientes, a colecção de Greta inclui ainda livros publicados em pequenas editoras ou livros autopublicados. Com um toque pessoal de Lorena Travassos, fundadora do projecto, leitores podem contar com a sua orientação sobre a sua próxima leitura ou a oferta ideal.

A missão da livraria Greta transcende a oferta de livros e cria um espaço vibrante para a educação e leitura crítica de textos. Procurando criar um espaço seguro para o encontro e debate de questões que afectam as comunidades LGBTQIA+, imigrantes e afrodescendentes, são organizados eventos como cursos, leituras, workshops, lançamento de livros e comemorações de datas importantes (destaca-se a comemoração recente do Dia da Memória Trans com o lançamento do livro de Hilda de Paulo).

Um espaço cultural que transcende as páginas dos livros, a Greta promete ser um farol para a diversidade, inclusão e diálogo, reafirmando que a literatura não é apenas sobre palavras impressas, mas sobre as histórias que ecoam nas vozes que as escreveram.

 

Cláudia Almeida