Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Vai ser assim o Festival da Canção 2023

Festival da canção rtp

Estamos em Fevereiro de 2023 e com a 57ª edição do Festival da Canção à porta. O dezanove.pt não pode deixar de escrever sobre este concurso anual que tanto faz parte da cultura contemporânea LGBTIQ+ portuguesa. 

Como tem sido desde 2017, o Festival da Canção, 2023 é composto por duas semifinais que se realizam nos dias 25 de Fevereiro e 4 de Março.

Cinco artistas serão selecionados de cada uma das semifinais para atuar na final que se realiza no dia 11 de Março, 2023 transmitida na RTP1. Na noite de 11 de Março uma canção será escolhida para representar Portugal no Festival da Eurovisão da Canção, 2023. 

Este ano a Eurovisão é organizada em Liverpool no Reino Unido em nome da Ucrânia, país vencedor da sexagésima-sexta edição do festival em Turim, Itália com a canção “Stefania” dos Kalush Orchestra. 

Infelizmente, por causa da situação de conflito armado a decorrer na Ucrânia até ao presente, o país não pode organizar o evento devido a questões de segurança. A BBC ofereceu a sua colaboração para organizar o evento, em pareceria com a emissora pública UA:PBC da Ucrânia.  

O Festival da Canção será composto por um total de vinte canções originais. As/Os compositoras/es: André Henriques, Jacinta, Quim Albergaria, April Ivy, Bandua, Bárbara Tinoco, Churky, Cláudia Pascoal, Dapunksportif, Ivandro, Neon Soho, SAL, Teresinha Landeiro, The Happy Mess e You Can"t Win Charlie Brown foram convidados pela RTP directamente e cinco:  Edmundo Inácio, Inês Apenas, Mimicat, Moyah e Voodoo Marmalade foram escolhidos através de concurso. Podem ver a ordem das atuações em:  https://media.rtp.pt/festivaldacancao/artigos/festival-da-cancao-2023-ordem-das-atuacoes/  

Este ano, apenas dois compositores não irão representar a sua própria canção optando por convidar outros artistas sendo o caso de André Henriques com “Funâmbula” interpretada por Lara Li e Jacinta com “Sonhos de Liberdade” interpretada por Bolha. De particular interesse para a nossa comunidade, gostaria de sublinhar a cantora Lara Li que está de regresso este ano. A Lara Li já participou em edições anteriores do Festival da Canção, nomeadamente em 1980, com "E pouco mais", e em 1986, com "Rapidamente", de João Gil e Luís Represas, dos Trovante.  

De regresso está também a Claudia Pascoal que representou Portugal no Festival da Eurovisão da Canção em 2018 em Lisboa, acompanhada da Isaura, trazendo-nos este ano a canção “Nasci Maria”.

Bárbara Tinoco participou igualmente no Festival da Canção de 2020 com “Passe-Partout” de Tiago Nacarato, apresenta-nos em 2023 a canção “Goodnight”.  

Como sempre, a canção que representará Portugal na Eurovisão depende do voto dos telespetadores que terão metade da pontuação atribuída e a outra metade a um júri profissional. Podes ouvir todas as canções desta edição do Festival no site do Festival da Canção:  https://media.rtp.pt/festivaldacancao/   

Desejo a todes um bom festival! 

 

A final do Festival da Canção ocorre a 11 de Março com transmissão a partir das 21 horas nos diferentes canais da RTP (RTP1, RTP Play, RTP Internacional) e os treze temas finalistas são:

1. Cláudia Pascoal - Nasci Maria
2️. Churky - Encruzilhada
3️. Esse Povo - Sapatos de Cimento
4️. Bárbara Tinoco - Goodnight
5️. You Can't Win, Charlie Brown - Contraste Mudo
6️. Voodoo Marmalade - Tormento
7️. INÊS APENAS - Fim do Mundo
8️. Mimicat - Ai Coração
9️. DAPUNKSPORTIF World Needs Therapy
10. Neon Soho - Endless World
11. Ivandro - Povo
12. Edmundo Inácio - A Festa
13. SAL - Viver
 
 

Ricardo Duarte 

 

Fontes: 

https://rr.sapo.pt/noticia/vida/2023/01/19/lara-li-regressa-ao-festival-da-cancao/316690/

https://media.rtp.pt/festivaldacancao/

 

Artigo actualizado a 11 de Março com o último parágrafo.