Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Valência vai receber os Gay Games 2026

gay games valencia 2026

Valência vai ser a anfitriã dos Gay Games em 2026. Depois de meses de preparativos e uma última apresentação da candidatura perante a Federação dos Gay Games (FGG) no início de Novembro, a delegação de Valência conseguiu convencer o júri.

 

A 11 de Novembro a cidade de Brighton (Reino Unido), a FGG anunciou que Valência será a sede oficial do evento. A capital de Túria, competia na fase final com Munique (Alemanha) e Guadalajara (México), mas foi o carácter de Valência como cidade aberta, promotora da igualdade, diversa e inclusiva que pesou para a decisão final.

A partir de Brighton, a representação da candidatura - com representantes da cidade de Valência Bid City, Visit València, Fundação Municipal do Desporto (FDM), Lambda, ADI e os clubes desportivos LGTBI+ Samarucs e Dracs - demonstrou a sua "alegria e satisfação" com o veredicto da FGG e manifestou a sua confiança de que Valência "é uma cidade que está no auge de um evento internacional como os Jogos Gays".

A federação internacional escolheu Valência com base na sua capacidade para acolher um evento do tamanho dos Jogos Gay. Por outras palavras, o comité de avaliação, que visitou in situ as instalações desportivas da cidade, considerou que as suas infra-estruturas e instalações desportivas são de qualidade.

Além disso, Valência é uma poderosa atração tendo em conta o seu clima, com mais de 300 dias de sol por ano; a sua gastronomia ou a sua agenda cultural. A acessibilidade e comunicação com a cidade; o compromisso com a sustentabilidade e espaços verdes; mas, especialmente, as possibilidades de desenvolvimento pessoal que a cidade oferece a todas as pessoas, independentemente do género, etnia, deficiência ou orientação sexual.

Assim vão ser os Gay Games 2026

Os Jogos Gay 2026 serão realizados entre Maio e Junho de 2026. O evento durará pouco mais de uma semana e será palco de competições em mais de 30 desportos. Estes incluem desportos indígenas como a pilota valenciana ou colpbol; desportos náuticos como a vela, remo ou polo de caiaque; e artes marciais. Há também desportos de equipa - basquetebol, voleibol de praia, hóquei, futebol, softball e rugby -, desportos individuais - esgrima, ténis, golfe e ciclismo - e novidades como os desportos eletrónicos e o quidditch.

O evento, que incluirá também várias actividades culturais, deverá atrair 15.000 atletas e 100.000 visitantes, o que terá um impacto económico para a cidade de mais de 120 milhões de euros. Neste sentido, os Jogos Gay tornar-se-ão o evento desportivo mais importante da Região de Valência, após a Taça América.

Os Gay Games são um evento desportivo e cultural que, desde 1982, tem proporcionado um ambiente seguro para os desportos LGBTQ+ e tem como princípios fundamentais a participação, inclusão e diversidade. A próxima edição, em 2022, terá lugar em Hong Kong.

 

Foto: Visit Valencia