Viagem a Coimbra
Como sempre nos habituou, o autor Bruno Magina aborda nos seus livros uma série de questões importantes para a comunidade LGBTQIA+.
Publicado em Junho de 2016, no livro 'Viagem a Coimbra' é-nos contada a história de Inês, uma menina, que ao contrário da maioria, diferente da "norma", ao invés de um pai e de uma mãe, tem dois pais. Numa visita de estudo à Quinta das Lágrimas, em Coimbra, a nossa protagonista vê-se confrontada pelos colegas pelo facto de não fazer parte de uma família 'tradicional" e é, ao longo da história, vítima de uma série de episódios de "bullying".
Não pensem os leitores que se trata duma história triste, pelo contrário, põe-nos em perspectiva face às dificuldades que uma criança filha de um casal LGBTQIA pode enfrentar no dia a dia, nas mais diversas situações. No caso específico da nossa Inês, a reacção dos seus colegas de escola ao saberem que ela tem dois pais.
Numa altura em que vemos ventos de direita a assolar um pouco toda a Europa e não podemos dar os direitos conquistados como definitivamente adquiridos, este simples livrinho faz-nos reflectir acerca da importância da luta da nossa comunidade e vem recordar-nos do mais importante acerca duma família: uma família, independentemente do seu modelo, é feita de amor!
Ricardo Falcato