Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"XPR4xTX" de Paulo Pascoal

XPR4xTX.jpg

Paulo Pascoal é activista, autor, actor e artista multidisciplinar. Mas ao folhear a sua primeira obra literária, “XPR4xTX” (O Quarto Preto), editado pela Sistema Solar, é notório que Paulo é também muito mais, para além do que dizem a sua biografia, nota de autor ou artigos escritos sobre si.

O livro, lançado este mês, oferece uma viagem fascinante aos aspectos mais íntimos da sua vida, envolta numa mistura de emoções. Neste diário começado aos 18 anos, é como se estivéssemos a acompanhar Paulo, ao vivo, directamente de Nova Iorque - e com ele vivenciando a expectativa de um sonho americano que, por vezes, parece distante.

Sem nunca esquecer as notáveis mulheres que cuidaram de Paulo e influenciaram profundamente a sua visão do mundo e da feminilidade, e a sua descoberta do amor, da identidade e da liberdade, “XPR4xTX” entrelaça o leitor duma forma inescapável - num abraço lento, do qual ninguém deseja escapar, pautado por sorrisos e lágrimas.

Ao podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, revelou um pouco mais sobre o significado do título do seu livro: “(...) é o quarto preto, o quarto lugar. É uma sátira, uma colocação social de um quarto lugar de opressão, e quis reclamar a pertença nesse quarto lugar, o primeiro dos últimos.”.

A vida de Paulo poderia, de facto, ser transformada num filme ou série - e assistir a um dos dois seria, certamente, um privilégio. Por agora, ficamos apenas com duas certezas: que a vida de Paulo é feita de transformação, e de que o mundo seria um lugar mais brilhante se todos nós sonhássemos como Paulo sonha.

 

Editora: Sistema Solar

Data:Julho de 2024

Páginas: 232 (a cores)

EAN: 9789895681518 

 

Maria Raposo