Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Yerba Buena de Nina Lacour

yerba buena

Nina Lacour é a autora galardoada com o Prémio Michael L. Printz e de sucesso nacional, com seis romances do género young adult, Yerba Buena é a sua estreia na ficção adulta. Segundo Los Angeles Times “Yerba Buena” está quase à altura de “Tipping the Velvet” e de “Fingersmith” da autora Sarah Waters.

Yerba Buena, conta-nos a história de duas raparigas muito diferentes, mas com algo em comum. Sara Foster que deixou o seu lar, o seu irmão e os seus amigos aos 16 anos para ir viver para Los Angeles. Aqui esqueceria qualquer trauma e memória que a estivesse a reprimir e impedir de ter a sua liberdade. Emilie Dubois estava perdida na procura pela sua própria identidade, onde acumulava experiências académicas que não conseguia terminar passando para outro curso, outro trabalho e outro sonho. Um vazio que não conseguia preencher por muito tempo.

As duas encontram-se pela primeira vez no conceituado restaurante Yerba Buena, onde Emilie faz arranjos florais e Sara trabalha como bartender. Nenhuma delas podia negar a conexão que sentiram desde o primeiro momento em que se viram.

 

“Emilie virou-se para ela, mas a desconhecida já estava a levar os outros para fora da sala principal. A mulher – alta e magra, com cabelo louro curto, tão atraente que Emilie corou – estava sozinha…

- Lá de onde venho havia disto por todo o lado.

Emilie observou a mulher a tatear os gumes das folhas, sentindo uma proximidade avassaladora, como se não se tratasse de fetos, como se ela estivesse a tocar na própria Emilie. Quão íntimo era aquele gesto. A curva da maçã do rosto, ali tão perto. As pontas louras das suas pestanas. As pequenas sardas espalhadas pela ponta do nariz, como as manchas do pólen.

Ela virou-se para Emilie.

-Chamo-me Sara.

Emilie sentiu rubor a denunciá-la, mas conseguiu estender-lhe a mão.

-Chamo-me Emilie.

O aperto de não de Sara era firme, a sua mão, macia, mas também havia algo mais. Algo na forma como se encaixavam, palma contra palma, que fez com que Emilie não a quisesse largar.

-Oh – disse Sara. -A Emilie que se senta com o Jacob.” 

(YERBA BUENA, pág. 75 e 76)

 

Ainda que Sara e Emilie partilhem algumas características, o facto de não falarem sobre a bagagem emocional de cada uma, leva a um afastamento. Sara tem de resolver os assuntos do seu passado e Emilie tem finalmente uma razão para viver. As duas têm de decidir se o amor que as une é mais forte do que todos os obstáculos que as magoam, e se é suficiente para curar os seus traumas.

Aviso: Este romance aborda temas de abuso de drogas e sexual, morte, abandono e vazio existencial.

 

ISBN: 9789897871481

Ano de edição: 09-2023

Editor: TopSeller

Idioma: Português

Dimensões: 151 x 230 x 19 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 304

 

Sara Gonçalves