Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Agora é de vez: já está escolhida a rua do Porto que terá o nome de Gisberta

SAVE_20240125_222817.jpg

A comissão de toponímia do município propôs que o nome da mulher trans brutalmente assassinada há 18 anos fosse atribuído a uma rua que se localiza a menos de 500 metros do local onde ocorreu o crime.

Situada na freguesia do Bonfim, num novo arruamento que cruzará o complexo das Eirinhas (actualmente a ser edificado pela câmara municipal), a nova “Rua Gisberta Salce Júnior” – nome proposto pela comissão – será uma realidade muito em breve, respondendo a uma antiga reivindicação do movimento LGBTQIA+ da cidade.

Rua Gisberta

A proposta será discutida em reunião na próxima segunda-feira e contará com a apoio do actual executivo. A notícia é avançada pelo próprio site da câmara municipal.

No próximo dia 23 de Fevereiro assinalam-se 18 anos do dia em que Gisberta foi encontrada sem vida no poço de um complexo imobiliário que ficou inacabado, e que era comummente conhecido como “Pão de Açúcar”. Desde o final do ano passado, e após mais de duas décadas ao abandono, essa estrutura de betão começou a ser demolida, para dar lugar a um novo projecto de inclui edifícios residenciais, de escritórios e um hotel. 

Recorde-se que a sugestão de atribuição do nome de Gisberta a uma rua gerou polémica na própria Comissão de Toponímia, que inicialmente chumbou a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda. Apenas quando se alterou a composição da comissão, houve votos suficientes para a aprovar. Ainda assim, a proposta teria de ficar em lista de espera, até ao momento em que surgisse um novo arruamento para baptizar. É essa etapa que agora se concretiza. 

 

Pedro Leitão

3 comentários

Comentar