Amesterdão acolhe a terceira EuroBiCon
Começa hoje, 28 de Julho, em Amesterdão e decorre até ao próximo domingo, 31, a terceira Conferência Europeia sobre Bissexualidade, a EuroBiCon.
Depois de Roterdão (2001) e Dublin (2003) capital holandesa acolhe a terceira EuroBiCon (European Bisexual Conference). Este regresso após 13 anos traz uma adaptação às mudanças sociais que têm acontecido, tendo como objectivo criar um espaço interactivo, social, solidário e inclusivo para todos os visitantes. Este ano a conferência pertende forcar-se em aspectos mais científicos. Para tal organiza a EuroBiReCon (European Bisexual Research Conference - Conferência Europeia de Investigação sobre Bissexualidade), que decorre durante os dias 28 e 29 de Julho. É a primeira vez que a EuroBiReCon é planeada e nesta conferência serão apresentados pesquisas e estudos científicos sobre e de pessoas bissexuais de diversas tendo como ponto de partida diferentes perspectivas.
Segundo alguns estudos as pessoas bissexuais têm uma maior propensão para sofrerem de depressão, comparativamente com pessoas homossexuais, por exemplo. A organização da conferência acredita que o aumento do risco de problemas de saúde mental merece mais recursos e uma maior sensibilização dos serviços de saúde para estas situações. É pretendido levar a estas conferências internacionais a reivindicação para que os sistemas de saúde pública incluam uma nova perspectiva de intervenção de modo a garantir as necessidades específicas das pessoas bissexuais.
Fonte: EuroBiCon.
Luís Veríssimo