Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Como foi o Europride em Malta?

world_mappers

No final do EuroPride realizado em Valletta, capital de Malta e que terminou este Domingo, a Secretária maltesa para a Igualdade, Rebecca Buttigieg, considerou esta 29ª edição um sucesso.

Recorde-se que o Europride é uma celebração anual que se realiza num país europeu diferente todos os anos mediante uma candidatura prévia que é analisada pela EPOA (Associação Europeia de Organizadores do Orgulho).
No caso de Malta foram 10 dias de celebração ao todo com mais de 80 actividades diferentes (desde concertos, passando por exposições, conferências e sessões de cinema) sob o lema "Equality from the Heart". O epicentro da maioria das actividades foi a Eurovillage, uma espaço de confraternização e apresentação de diferentes projectos ligados à comunidade LGBTI. No passado sábado, 16 de Setembro, mais de 38.000 pessoas estiveram presentes na Marcha do Orgulho. Após a Marcha do Orgulho, a organização trouxe a estrela pop internacional Christina Aguilera.
Uma bandeira do orgulho com as cores do arco-íris com cerca de 25 metros esteve presente ao longo destes dias nos diferentes eventos do Europride.


Buttigieg considera que este EuroPride estimulou uma discussão necessária em todo o país, uma vez que o festival forneceu uma plataforma educacional para superar os preconceitos existentes contra a comunidade LGBTIQ+, num país que nos últimos anos tem sido um bastião na defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTIQ+ ocupando suvessivamente o primeiro lugar do Rainbow Map divulgado pela ILGA Europe.
A esta edição em Malta, segue-se a 30ª edição em Salónica, na Grécia, entre 21 e 29 de Junho de 2024. E daqui a dois anos é a vez de Lisboa acolher o Europride entre 14 e 22 de Junho de 2025.

 

Fotos: World Mappers