Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Dez anos do livro A Vila das Cores

familia-musicas.jpg

Sentei-me para tecer algumas palavras sobre o livro A Vila das Cores, no entanto, não sei para onde é que a minha filha de três anos o levou. Ficou encantada com as ilustrações da quinta edição e com os nomes das personagens, o que me leva a crer que o guardou para mostrar à avó, depois de já o termos lido, diversas vezes, antes de se deitar. Eu já conhecia o texto e tive uma primeira edição em mãos, quando visitei um amigo em Londres. Na altura comentei que já tinha tentado encomendá-lo, mas encontrei-o, muitas vezes, esgotado, o que não deixa de ser um bom sinal.

O texto A Vila das Cores, escrito por Bruno Magina, com a colaboração de Gianni Barros, a ilustração de Carolina Figueira e o prefácio de Paulo Côrte-Real, foi lançado em Novembro de 2014. Este texto infantil foi elaborado, inicialmente, para um concurso realizado pela ILGA Portugal, denominado «Um conto arco-íris», não foi a história premiada, porém, foi considerado um dos melhores e, após a sua edição, acabou por ser o livro que obteve mais destaque, sendo recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

Este livro infantil deve fazer parte de todas as prateleiras, principalmente quando temos crianças em casa, de modo a sensibilizá-las para as diferentes famílias que existem na sociedade e como cada indivíduo se comporta perante essa mesma diferença. Acompanhamos a chegada da família Violeta, que passa a viver na vila, sendo que alguns dos habitantes estranham aquela nova cor, que vem desafiar as cores «tradicionais» Trata-se de um conto escrito à luz daquela que era a sociedade há uma década atrás, o que nos leva a reflectir sobre o que terá mudado desde então. 

Hoje temos mais grupos familiares semelhantes à família Violeta, sendo que sobrevive uma [aparente] aceitação, por outro lado também assistimos a um extremar de posições na sociedade portuguesa e é por este motivo que se sublinha a importância de apostar em livros que reflectem os diversos contornos das famílias e que exploram esses mesmos temas junto das nossas crianças, tanto em casa ou na escola.

 

 

Passatempo:

O dezanove.pt está a oferecer 10 exemplares do livro A Vila das Cores que completa 10 anos da data da sua publicação.

Como participar?

Basta subscreveres a nova newsletter do dezanove.pt e reenviá-la para dezanovept@gmail.com com o teu nome completo, nome do autor do livro e a tua morada.

Os vencedores serão informados por e-mail até ao dia 12 de Dezembro.