Fabíola Cardoso é candidata à Câmara de Santarém
Fabíola Cardoso é a candidata à presidência da Câmara Municipal de Santarém. A concretizar-se a eleição de Fabíola Cardoso, esta seria a primeira vez que uma mulher assumidamente lésbica estaria aos comandos de uma Câmara Municipal em Portugal.
Fabíola Cardoso tem um forte historial no activismo LGBTI+ em Portugal estando inclusive na génese da associação Clube Safo. Fabíola Cardoso acompanhou ainda de perto as lutas pela igualdade nas últimas duas décadas, nomeadamente na lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo, na lei da adopção, da identidade de género, PMA, entre outras, e mais recentemente na clarificação da norma que permite a dádiva de sangue por parte dos homossexuais. Recorde-se que em 2019, Fabíola entrou no Parlamento como cabeça de lista pelo Bloco pelo distrito de Santarém.
Segundo o jornal do Bloco de Esquerda, a “deputada eleita para a Assembleia da República, onde tem sido uma voz fortemente interventiva, principalmente nas Comissões de Assuntos Europeus, de Agricultura e Mar e de Ambiente e Ordenamento do Território. Tem apresentado, defendido e feito aprovar propostas legislativas de interesse local e impacto nacional, nomeadamente sobre o rio Tejo e a Linha Ferroviária do Norte."
Segundo a mesma publicação, Fabíola Cardoso "tem acompanhado de perto os principais problemas do distrito, tento apresentado centenas de requerimentos e perguntas escritas ao Governo sobre temas tão variados como a poluição relacionada com as suiniculturas, os subsídios da Política Agrícola Comum, a falta de transportes ou iniciativas para apoio a mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos e filhas."
Fabíola Cardoso tem 47 anos, é professora de Biologia e Geologia e tem sido uma voz audível na defesa da escola pública e do ambiente. Foi recentemente distinguida pelo site dezanove.pt como Política do Ano por não ter baixado o braços num ano de pandemia.
As eleições autárquicas de 2021 irão ser realizadas em Setembro ou Outubro de 2021.