a saber

Foi assim o 17 de Maio em Portugal



Várias cidades, freguesias e instituições públicas decidiram hastear a bandeira do Orgulho no passado dia 17 de Maio, uma vez que a lei aprovada no Parlamento não se encontra ainda em vigor.

O Presidente da República, António José Seguro, decidiu assinalar a data, afirmando de forma categórica que “somos iguais e livres, no pensar, agir, criar, no ser e no amar“e sublinhou ainda que “discriminar, agredir ou excluir alguém pela sua identidade ou orientação sexual é uma violação da dignidade humana“.

Em Almada, a presidente Inês de Medeiros foi incisiva na defesa dos valores do município. Na sua página de Facebook, declarou que: “(…) No Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, reafirmamos aquilo que Almada sempre escolheu ser: uma cidade aberta, de muitos e de todos. Porque em Almada não nos calamos perante o ódio ou a discriminação. Continuaremos sempre do lado da dignidade, do respeito e da liberdade para todas as pessoas.“. Já em Lisboa, Carlos Moedas optou por uma solução intermédia, decidindo hastear a bandeira do Orgulho não no edifício dos Paços do Concelho, mas sim em frente, na Praça do Município. Numa nota enviada à imprensa, a autarquia justificou a decisão lembrando que “(…) A nossa cidade é um espaço de liberdade, respeito e dignidade humana. Defenderemos sempre uma Lisboa aberta, inclusiva e onde cada pessoa possa viver com liberdade, segurança e igualdade“.

No total, foram 14 os locais onde se declarou que a luta contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia é um compromisso público: Almada, Coimbra, Famalicão, Funchal, Guimarães, Lisboa, Oeiras, Matosinhos, Marinha Grande, Mealhada, Porto, Santar+em, Seixal e Viseu.

Vê aqui os álbuns deste dia:

Facebook

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *