Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Irmã Marginal de Audre Lorde

audre lorde irmã marginal

Recentemente, partilhei aqui o quão fascinante foi para mim a descoberta da feminista Audre Lorde. Se ficaram motivados em explorar esta autora, destaco o seu livro 'Sister Outsider'.

Lançado recentemente em Portugal pela editora Orfeu Negro e com tradução de Gisela Casimiro. O livro reúne alguns dos seus textos mais emblemáticos, escritos entre 1976 e 1984, que à primeira vista poderiam parecer datados, mas, na verdade, se revelam surpreendentemente actuais.

Todos os 15 textos possuem uma profundidade imensa, e, dado não ser possível debruçar-me sobre todos neste espaço, destaco alguns. Em "Usos do erótico: o erótico como poder", Lorde aborda o erótico como uma força profundamente feminina, enraizada no poder das emoções. Encoraja a expressão desse poder a e  insubmissão perante os modelos patriarcais que o desvalorizam. Para Lorde, o conceito do erótico está para além da dimensão sexual, abrange todas as outras esferas da vida. Acredita que só sentindo profundamente todas as coisas, as minorias podem libertar-se dos modelos opressivos.

Destaco ainda o texto "A Transformação do Silêncio em Linguagem e Acção" onde Lorde após uma profunda introspecção sobre a sua própria vida, conclui que foram os momentos em que esteve em silêncio os que mais lamenta. Alerta que esses silêncios dão-nos uma falsa sensação de protecção, porque mesmo calados, o sistema patriarcal e racista continua a subjugar-nos. Neste texto Lorde procura sensibilizar-nos para o papel que cada um de nós desempenha na mudança social.

Poderia abordar outros textos bastante estimulantes, como por exemplo em "Uma carta aberta a Mary Daly", que destaca a falta de reconhecimento do trabalho de feministas negras por parte das feministas brancas, ou "A Poesia não é um Luxo", onde a poesia é posicionada como uma forma de expressão e libertação feminina. Deixo-vos o desafio de os descobrirem, pois são  verdadeiros ensinamentos de alguém que teve o compromisso de toda uma vida na luta contra o racismo, sexismo e a homofobia.

 

Título original: Sister Outsider

Tradução: Gisela Casimiro

Concepção gráfica: Rui Silva

1.ª edição: 2023

Páginas:. 312

EAN: 9789899071827

 

Daniela Alves Ferreira