Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Lil Nas X: é impossível ficar indiferente a Industry Baby (com vídeo)

Lil Nas X Industry Baby.jpg

Lil Nas X domina completamente o espectador no seu novo vídeo, seja dançando nu nos chuveiros e encenando uma fuga da prisão para lançamento do single “Industry Baby”.
“Industry Baby” é o terceiro single de Lil Nas X em 2021, seguindo os passos do inesquecível “Montero (Call Me By Your Name)” e “Sun Goes Down”.

 

Este seu novo vídeo começa com um juiz condenando-o em tribunal, na sequência de uma narrativa épica que o rapper criou antes, satirizando sua saga Nike “sapato Satan”, rede social Twitter.

A saber, a Nike processou um MSCHF, um colectivo artístico, de Brooklyn em Nova Iorque, por causa de um polémico par de "ténis de satanás" que contêm uma gota de sangue humano real nas solas.

Foram lançados 666 pares dos sapatos em colaboração com Lil Nas X e a Nike alega violação de marca registada.

Lil Nas X ataca ainda os cépticos e os homofóbicos nas letras das músicas permanecendo fiel a si mesmo e que se reflecte também na letra de "Industry Baby".

Ele é irreverente, espectacular, provocador, como não podia deixar de ser, mas também aborda os assuntos de forma séria.

“Eu escrevi uma música para nós. Eu sei que às vezes sentes que tudo está a piorar.
Eu sei que a tua sexualidade te faz sentir como se tudo estivesse a desmoronar. Sei que a tua sexualidade te faz sentir mal entre os teus pares.
Mas eu preciso que continues. Preciso que percebas que tens a oportunidade de ser a pessoa que queres enquanto cresces. Eu preciso que pares de sentir pena de ti próprio.
E eu preciso que te lembres que a única pessoa que tem que acreditar em TI és TU PRÓPRIO”, escreve numa carta emocional para si mesmo a que intitulou, "Pare de sentir pena de si mesmo".

O cantor ciente do seu papel influente, usa a sua arte para reverter situações racistas. O artista anunciou a criação do "Fundo Bail X", que angariará doações em conjunto com a organização The Bail Project, uma organização sem fins lucrativos com o objectivo de pagar fiança para pessoas que não podem financeiramente fazê-lo por si mesmas.
A ideia é pagar a fiança de pessoas negras que estão presas por infracções leves. A acção critica a prisão em massa dos cidadãos negros nos Estados Unidos e evidencia que, com essas pessoas que não têm dinheiro para pagar a fiança, o sistema prisional e jurídico tem uma estrutura racista.

“A música é a forma como luto pela libertação. É meu acto de resistência. Mas também sei que a verdadeira liberdade requer uma mudança real no funcionamento do sistema de justiça criminal. Começando pela fiança em dinheiro”, afirmou em comunicado.

A organização também oferece suporte pós-liberação, transporte gratuito e referências de organizações voluntárias para acolhimento, tratamento de uso de substâncias e outros serviços.

A carreira de Lil Nas X tem “ido de vento em popa” desde o seu single de estreia “Old Town Road” que se tornou num sucesso levando-o à fama mundial. Espera-se que o seu álbum de estreia seja lançado ainda este ano.
Lil Nas X afirma-se assim como o grande ícone da actualidade da luta anti-racista e anti-homofóbica.

Miguel Rodeia