Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Lisbon Bear Pride: "Uma celebração dedicada à comunidade bear, onde todos se sentem bem-vindos!"

LBP pic2.jpg

No passado mês de Abril o site dezanove.pt foi convidado para uma tarde deliciosa na esplanada da Villa 3 Caparica. Com vista sobre a piscina, jacuzzi e os seus ocupantes, que apanhavam banhos de sol com ou sem fato de banho (a roupa é opcional nessa zona) passamos uns bons momentos à conversa. Fomos recebidos pelo António Marcos e pelo Eddy que responderam às nossas perguntas sobre o Lisbon Bear Pride que se avizinha.

 

António Marcos e Eddy Van Wallendael são parte do trisal/quarteto que fundaram o Bar TR3S Lisboa e depois a Villa 3 Caparica, dois lugares já emblemáticos para a comunidade gay em Portugal, e sobretudo para a comunidade bear portuguesa e que visita Portugal.

 

dezanove.pt: Quem são as pessoas por trás do Lisbon Bear Pride?

António Marcos, português, nativo de Trás-os-Montes, distrito de Bragança, militar de carreira durante 10 anos, vim para Lisboa em 2005. Foi quando conheci o casal composto pelo Eddy e o Frank. O que começou por ser um convite para passar o fim-de-semana transformou-se num relacionamento a três e numa explosão de projectos que até hoje deram como frutos: a abertura do Bar TR3S Lisboa em 2010, a criação do Lisbon Bear Pride em 2012 e a compra em 2016 do espaço que viria a ser a Villa 3 Caparica desde 2019.

Eddy Van Wallendael, natural da Bélgica, com Mestrado em Economia e formação de Chef. Fartei-me de viajar durante anos por razões profissionais – trabalhava para uma refinaria de cobre, com sucursais espalhadas pelo mundo – e quando decidi que já não aguentava mais acordar cada noite numa cama, hotel, cidade, ver países diferentes, escolhi Portugal para me estabelecer, e em conjunto com os seus sócios nos negócios e na vida, Frank e António Marcos, já sabem o que contruímos.

 

O que vos deu vontade de começar a organizar o Lisbon Bear Pride?

AM e E: Tudo começou em 2012, ano do primeiro LBP.

Conhecíamos o ambiente gay alfacinha e desde 2010 que tinhamos o Bar TR3S Lisboa, um bar acolhedor para a Comunidade Bear e amig@s. Decidimos criar este evento, em colaboração com outras parcerias LGBT locais, como o Finalmente Club e a sauna Trombeta, entre outros.

Ao princípio as festas eram exclusivamente em Lisboa, entre o Bar TR3S Lisboa e outros espaços locais – tínhamos, por exemplo, uns passeios de barco pelo Tejo maravilhosos, mas infelizmente, devido a reduções dos horários da companhia dos barcos, já não os fazemos. 

Com a abertura da Villa 3 Caparica, passámos a dividir o LBP entre Lisboa e a Caparica.

A ideia foi sempre criar uma celebração dedicada à comunidade bear na região da Grande Lisboa, mas algo simpático e intimista, onde todos se sintam bem-vindos. Quisemos criar um ambiente de festa, animado, que estimule encontros entre os Ursos e seus amigos, portugueses e estrangeiros. Mas nunca quisemos imitar as mega-festas como as que acontecem em Sitges, Barcelona ou outras Bear parties internacionais, onde há uma perda de qualidade ao mesmo tempo que os preços são exorbitantes. 

Nós temos pool parties, shows, dance parties, etc. mas os preços praticados no bar, por exemplo, são os mesmos que cobramos durante todo o ano – não praticamos preços diferentes só porque é uma semana de eventos organizados. Esse é um dos nossos objectivos: manter esse carácter amistoso, simpático, íntimo, no nosso LBP.

A ideia foi sempre criar uma celebração dedicada à comunidade Bear na região da Grande Lisboa, mas algo simpático e intimista, onde todos se sintam bem-vindos. Quisemos criar um ambiente de festa, animado, que estimule encontros entre os Ursos e seus amigos, portugueses e estrangeiros. Mas nunca quisemos imitar as mega-festas como as que acontecem em Sitges, Barcelona ou outras Bear parties internacionais, onde há uma perda de qualidade ao mesmo tempo que os preços são exorbitantes. 

 

lisbon bear pride

 

Passaram já 11 anos do primeiro LBP. Como tem crescido? Que ambições têm para futuras edições?

AM: Temos uma média de 300, 400 pessoas a assistirem à nossa semana LBP. É um público que vem de todos os lados.

E: Sim, eu diria que temos um 50% de portugueses e um 50% de pessoas de fora: Austrália, Estados Unidos, Canadá e de toda a Europa!

A nossa ambição é sempre de aumentar a qualidade: melhores espectáculos, melhores artistas...

Em 2022 começámos a ter, por exemplo, o patrocínio da Imobiliária Lisboa Pride do João Passos e Vítor Andrade, o que nos permitiu contar com a presença do artista Ben Zook de "Where The Bears Are", que depois foi no cruzeiro de 6 dias pelo Douro organizado pela Cruise4Bears de Barcelona.

Este ano a Lisboa Pride JPVA patrocina a atracção principal do LBP, o "Show by Armani Dyvine", uma artista anglo-portuguesa que vem da Gran Canária, onde é uma estrela, e que actuou no nosso casamento em 2012!

Estabelecemos uma parceria com a Mister B, empresa holandesa do Nelson da Cunha. Este ano terá lugar por primeira vez, aqui na Villa 3 Caparica, o evento Mister B Loves Lisbon, com Fetish pool parties, barbecues e muito mais, de 13 a 18 de Junho.

E agora em Maio teremos também as nossas Festas Eurovisão: dias 9, 11 e 13, no Bar TR3S Lisboa.

 

Como é a comunidade Bear em Portugal?

E: Antes haviam algumas festas esporádicas e não muito bem organizadas. (risos)

Com a abertura do Bar TR3S Lisboa, que coincidiu também com a legalização do casamento gay em Portugal e outras leis de não discriminação de homossexuais e bissexuais (em 2010), cada ano a comunidade parece crescer.

E também observamos uma renovação do público: ao princípio havia uma população bear mais "velha", e com o tempo algumas pessoas foram desaparecendo e novas caras foram surgindo. 

AM: Exacto, podemos dizer que uma nova geração de bears e amigos tem surgido.

Claro, até porque para nós tanto o Bar TR3S Lisboa, assim como a Villa 3 Caparica têm como alvo não só a comunidade Bear mas também estamos abertos a tod@s @s amig@s.

E: No Verão propomos aqui na Villa 3 Caparica, pool parties com shows de duas em duas semanas, para entreter e estimular encontros entre a comunidade e amigos.

No ano passado tivemos uma iniciativa, que pensámos seria engraçada: um concurso de talentos... as pessoas estavam interessadas em vir assistir, mas houve muita timidez na hora de exporem os seus talentos... tivemos uma única inscrição e tivemos que abandonar a ideia.  

 

Que importância sentem que o LBP tem tido na Comunidade Bear em Portugal?

Bom, somos reconhecidos como um Bear Pride oficial a nível europeu.

O LBP ajudou a dar visibilidade ao público bear em Portugal. Como atrai também uma audiência internacional, que se mistura e se encontra com os ursos locais, fortalece este sentimento de comunidade.

E que melhor exemplo que vocês: Eddy e Frank, dois belgas, e o António Marcos e o Fernando, dois portugueses, vivendo em conjunto este sonho de bearness! (risos). 

LBPcartaz2023.jpg

O Lisbon Bear Pride decorre de segunda a domingo: de 29 de Maio a 4 de Junho de 2023, com inúmeras actividades, festas e eventos que se distribuem, não só nos espaços da Villa 3 Caparica e do Bar TR3S Lisboa, mas também no Finalmente Club e no XXL Lisbon Club, e também com a participação do Gear Club PT (festa fetish) e a presença de Armani Dyvine, que para além de nos brindar com o seu show, também apresentará a eleição do Mister LBP 2023 (candidaturas abertas!). 

Toda a informação e entradas no site: https://www.lisbonbearpride.com/

 

Diniz Sanchez