Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Lobo e Cão" estreia a 8 de Dezembro (e temos convites para ti)

cláudia varejão lobo e cão

"Lobo e Cão", o novo e premiado filme de Cláudia Varejão, estreia nas salas de cinema em Portugal a 8 de Dezembro.

 

O filme retrata uma franja da realidade com que se deparam os jovens LGBTI que vivem nas ilhas, conforme se lê na apresentação: "Ana nasceu em São Miguel, uma ilha no meio do Oceano Atlântico marcada pela religão e tradições. É a filha do meio de três irmãos. Vivem com a mãe e com a avó. Ana percebeu cedo que as raparigas têm tarefas distintas das dos rapazes. Através da sua amizade com Luís, o seu melhor amigo que gosta tanto de vestidos como de calças, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido. Quando a sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo consigo os dias brilhantes da juventude, Ana embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do seu horizonte. Repleta de desejo e liberdade, a luz de Lobo e Cão revelará a Ana o mar certo para navegar. Lobo e Cão é uma ode encantada à comunidade queer da ilha onde o brilho crepuscular atravessa o imenso Oceano Atlântico."

lobo e cão.

"Parti para este filme com o desejo de retratar lugares que me interessam: as heranças dos papéis sociais e familiares e as questões em torno da identidade de género. E porque falar desses temas é também falar de rupturas, este filme ilumina aquilo que opera em nós quando as mudanças não são escolhas, mas sim fortunas. Entre ficar e partir há espaço para todas as tensões, dúvidas e desejos. Direi que este é, precisamente, um filme sobre entres: entre a terra e o mar, a noite e o dia, o feminino e o masculino, o real e o sonho. Entre ficar ou partir. A ficção surge em Lobo e Cão como um lugar de liberdade de criação da identidade e da ideia de comunidade, onde cada pessoa pode ser aquilo que (ainda) não é e a interacção em grupo abre-se a novas possibilidades. É a pedra de toque para o lugar de mudança e campo para semear os sonhos ocultos. Ou como Paul B. Preciado (citado numa cena do filme) nos fala: a revolução age através da debilidade." afirma Cláudia Varejão.

 

Queres ganhar um convite duplo para veres este filme? Atenta às instruções:

Lisboa, Cinema Ideal, 09/12/2022, 21h15m - sessão especial com a presença da realizadora.
Porto, Cinema Trindade, 11/12/2022  - sessão especial com a presença da realizadora (hora estimada: 18h, sujeita a confirmação pela sala)
 
 

Se quiseres um convite duplo para um destes filmes basta que:

1) Sigas o dezanove nas redes sociais ou subscrevas os nossos artigos por e-mail.

2) Nos mandes um e-mail para dezanovept@gmail.com com a sessão escolhida e o teu nome completo.

3) Os vencedores serão informados por mail no dia 7 de Dezembro  :)