Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Marcha do Orgulho do Porto avança a 3 de Julho

FB_IMG_1623280125513.jpg

O dezanove.pt sabe que a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho do Porto definiu que a 16ª edição da marcha portuense se vai realizar a 3 de Julho a partir das 15 horas. O ponto de encontro é a Praça da República. 

Em contexto de pandemia deverão ser observadas as regras básicas de segurança, higienização das mãos, uso de máscara e distanciamento entre os participantes da Marcha do Orgulho do Porto (MOP). 

A primeira edição da MOP remonta a 2006, ano em que foi brutalmente assassinada na cidade Invicta Gisberta Salce Júnior. Foi precisamente a atribuição do nome de Gisberta a uma rua da cidade do Porto um dos temas fortes deste ano. Recorda o  tema aqui.

FB_IMG_1623280092030.jpg

Aveiro, Lisboa e Braga já definiram as datas das suas marchas. Consulta o nosso calendário para nunca perderes um evento LGBTI+ em Portugal.

 

 

A Comissão Organizadora divulgou esta quinta-feira o cartaz da Marcha da autoria de Joana Oliveira e deixou ainda o mote para a Marcha: "ORGULHO na minha rua, ORGULHO nas nossas vidas". 

"No próximo dia 3 de Julho de 2021 convocamos todas as vozes da liberdade. A marcha realiza a sua 16º edição às 15h na Praça da República. Ao longo deste ano um grupo de activistas pertencente à comissão organizadora, foi mantendo um debate público importante sobre as opressões interseccionais e a importância do activismo para a revindicação de direitos e de orgulhos.
Atravessamos uma pandemia onde vimos direitos LGBTI+ retrocederem um pouco por todo o mundo. Confirmámos dezenas de casos de discriminação, de LGBTfobia, racismo, xenofobia e de misoginia no nosso país, nas nossas cidades, nas nossas ruas. É urgente marchar pela diversidade, pela liberdade e sobretudo pelo direito ao amor em todas as suas expressões.
Marchemos em segurança por respeito a todas as pessoas que perderam vidas e entes querides, por todas as pessoas que não poderão juntar-se a nós.
Marchemos unides mas com distanciamento, sorridentes nos olhos, mas com a protecção de uma máscara e de punho no ar, mas nunca sem desinfectar. As ruas são nossas, a luta é de todes, marchemos pelo orgulho. 🌈❤️✊"
 

 

 
Notícia actualizada com  cartaz da Marcha e mensagem da Comissão Organizadora da MOP a 25 de Junho e vídeo promocional a 27 de Junho.