Miguel Rodrigues Pereira (1961-2024)
Faleceu este Domingo aos 63 anos Miguel Rodrigues Pereira proprietário do icónico e já extinto bar Boys R US e ex-presidente da Abraço. Admitiu publicamente viver com VIH sendo considerado o primeiro português a fazê-lo.
Miguel Rodrigues Pereira foi também fundador e primeiro responsável pela área internacional da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) liiderando várias missões empresariais a diversos países.
Liderou uma missão à Roménia, em plena Guerra Civil de 1989, no âmbito do Comité de Solidariedade com os Movimentos Democráticos do Leste Europeu, levando mantimentos àquele país, tal como o havia feito, um ano antes, na antiga Checoslováquia. Esteve também no Lusitânia Expresso na luta pela independência de Timor-Leste (1992) e foi um dos principais activistas na organização de vigílias e manifestações na cidade do Porto.
Apoiou desde a primeira hora a organização do histórico evento Porto Pride realizado no Teatro Sá da Bandeira - evento que, recorde-se, nada tem a ver com a festa que actualmente partilha do mesmo nome.
Rodrigues Pereira foi letrista para o Festival da Canção, participou nas campanhas de Mário Soares à Presidência da República e esteve, desde a primeira hora, sempre ligado às candidaturas de Rui Moreira à Câmara Municipal do Porto, de que foi candidato à vereação.
Morreu vítima de doença prolongada.
O Executivo Municipal do Porto respeitou hoje um minuto de silêncio após a aprovação do voto de pesar pela morte do activista na luta pelos Direitos Humanos protagonista de alguns dos mais marcantes acontecimentos políticos do Porto, nas últimas décadas.
As cerimónias fúnebres terão lugar na Igreja da Lapa, no Porto, o velório hoje a partir das 15 horas e amanhã pelas 10h15 terá lugar a missa fúnebre.
A equipa do dezanove.pt endereça os seus sentimentos à família e amigos de Miguel Rodrigues Pereira.