Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

#nadaquecurar Bloco de Esquerda promove evento pelo fim das terapias de conversas sexual

#nadaquecurar

No próximo Sábado 6 de Novembro irá decorrer um ciclo de debates sobre as práticas nocivas e  ineficazes que atentam aos Direitos Humanos, as designadas terapias de conversão. A organização do evento é do Bloco de Esquerda.

Poderás participar no local ou assistir online, das 10h às 18h. O evento conta com vários convidados e representantes da ILGA Europe, Projecto Anémona, API, Ordem dos Psicólogos, ISPA, ISCTE e até eurodeputados. Podes também almoçar no evento de forma a poderes conviver com os palestrantes. 

Apesar do amplo consenso científico, a nível internacional e nacional, e dos avanços legislativos em vários países, como Malta e na Alemanha que os proibiram,  ou em França e no Estado Espanhol que estão a alterar a legislação, os esforços de mudança de orientação sexual e identidade de género continuam a ser levados a cabo em Portugal, sem legislação específica que os proíba.

O Bloco de Esquerda deu entrada do Projecto de Lei 838/XIV/2, que reforça a protecção da orientação sexual, da identidade e expressão de género e das características sexuais, criminalizando estas práticas atentatórias dos Direitos Humanos.

Este evento pretende contribuir para o fim das “terapias” de conversão sexual, através da mudança legislativa em Portugal, e da mobilização de associações e activistas, academia e comunidade científica, media e opinião pública, nacionais e europeus. Numa nota à imprensa o BE afirma: "Juntamos a nossa a outras vozes para eliminar estas práticas perigosas e defender a democrática liberdade de ser e amar, protegendo as pessoas LGBTI, e a sociedade portuguesa no seu todo."

Recorde-se que em 2020 o activista Pedro Valente lançou uma petição para ilegalizar as terapias de conversão em Portugal.

Já este ano a deputada não inscrita Cristina Rodrigues também apresentou uma proposta para proibir estas práticas no nosso país.  

O caso português também foi alvo de uma petição internacional que alcançou mais de 7600 assinaturas.

 

Mais informações sobre o evento de Sábado aqui.