Nemo, pessoa não binária, vence Eurovisão pela Suíça. Iolanda em 10º lugar, mesmo com censura
Numa edição fortemente contestada pela participação de Israel num concurso musical enquanto decorre um genocídio na Faixa de Gaza, o foco da atenção da Eurovisão não esteve sempre na música, como de resto fizeram questão de mencionar activistas e artistas.
Nemo, da Suíça venceu o Festival da Eurovisão 2024 apelando à Paz e à dignidade para todas as pessoas.
Quase de forma premonitória, no início do festival Ricardo Duarte destacado pelo dezanove.pt para acompanhar esta edição em Malmo na Suécia, tinha questionado o concorrente da Suíça sobre o que significaria uma vitória queer nesta edição. Ouve aqui a sua resposta:
Esta foi uma das edições mais queer de sempre do festival que pretende unir os povos pela música.
The story behind iolanda's custom dress, designed by us, which she wore during Eurovision's flag parade in front of over 160 million viewers - a thread... pic.twitter.com/5etyhl1FKw
— Trashy Clothing (@trashyxclothing) May 11, 2024
A cantora portuguesa levou um vestido de uma marca palestiniana para a cerimónia de abertura do desfile das bandeiras e durante a actuação mostou as unhas com os motivos da Palestina (vê acima). No fim de cantar disse para toda a audiência: "A paz prevalecerá!"
Mas há uma outra polémica e grave envolvendo Portugal neste festival. A delegação portuguesa acusa a delegação israelita de assédio durante o evento. E após a actuação portuguesa o vídeo da prestação portuguesa no Youtube não foi carregado até ao encerramento do televoto. O que impediu os espectadores de reverem a actuação original de Iolanda na final. No Instagram foi apenas carregado o vídeo de uma actuação anterior em que Iolanda não usou os motivos tradicionais da Palestina nas unhas. Ora confere:
Esta situção já originou dezenas de comentários no Youtube contra a postura da EBU, lê aqui alguns:
"Hey EBU! Portugal had 48 years of censorship, we don't need more!!!!"
"Censoring Portugal till the votes were closed ! WOW"
"Uploading the video when the voting is finished?! Disgusting! I hope RTP makes an official complaint! We lost a big amount of votes because of you. Afraid of nails or your employees are snails?"
Outras reacções:
Artigo em actualização."Quando chegamos na votação do público, inopinadamente Isra3l que estava nos últimos lugares [...] passou para o 1º"
— Walker #5530 (@Walker5530) May 12, 2024
"Para um evento que não se quer político, é óbvio que temos de refletir sobre esta votação, pois foi uma votação política"
Presidente do CA da RTP#Eurovision https://t.co/cdi81Ox2yk pic.twitter.com/sywRaL05gb