Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Orlando” estreia no Centro Cultural de Vila Flor em Guimarães

orlando-web.jpg

“Orlando”, com direcção de Albano Jerónimo, estreia dia 4 de Dezembro no Centro Cultural de Vila Flor. A peça parte de um texto de Virginia Wolf, mas também aborda o massacre de Orlando, um episódio que há seis anos marcou a comunidade LGBTI mundial.

A 12 de Junho de 2016 a discoteca Pulse (em Orlando, na Florida, EUA), foi palco de um ataque terrorista. Foram mortas 50 pessoas e outras 53 ficaram gravemente feridas. Considerado por muitos como um massacre este acontecimento gerou um movimento de solidariedade na comunidade LGBTI internacional. Este foi o pior atentado contra as pessoas LGBTI na história dos Estados Unidos da América.

É com base neste acontecimento que Albano Jerónimo traz aos palcos uma peça que relembra este massacre ocorrido em Orlando. O texto é de Cláudia Lucas Chéu, baseando-se em “Orlando” de Virginia Wolf e inspirado em vários momentos de discriminação contra a comunidade LGBTI, principalmente no registo documental do atentado na discoteca Pulse. Cláudia Lucas Chéu constrói uma narrativa que mistura o texto de Woolf com elementos de autoficção. Assim se cria uma nova ficção e um outro Orlando que visa gerar a reflexão sobre as questões de género e orientação sexual, e sobre as ondas de violência que estas originam.

A peça vai à cena no grande auditório do Centro Cultural de Vila Flor, Guimarães, no dia 4 de Dezembro pelas 19h30. No elenco encontramos André Tecedeiro, Aurora Pinho, Cláudia Lucas Chéu, Diego Bragà, Eduardo Madeira, Luís Puto, Madalena Massano, Maria Ladeira, Pedro Lacerda, Rita Loureiro e Solange Freitas. 

Para além da peça há um conjunto de actividades paralelas como a visualização do documentário Samantha's Cocktail Party a 30 de Novembro pelas 21 horas no CCVF e oficinas para abordar a temática da identidade e das questões de género. 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por ALBANO JERÓNIMO (@albanojeronimooficial)

 

Recorde-se que em homenagem às vítimas deste crime grave, também André Murraças (encenador e dramaturgo) estreou “50. Orlando, ouve” na abertura do Queer Lisboa em 2016.

Seguindo um princípio de descentralização e inclusão, o espectáculo "Orlando" irá ainda continuar a sua carreira de espectáculos pelo país:

Vila Nova de Famalicão

18 e 19 de Fevereiro de 2022

Casa Das Artes de Vila Nova de Famalicão

 

Lisboa

30 de Março a 10 de Abril de 2022

TNDMII (Sala Garret)

 

Águeda

06 de Maio de 2022

Centro de Artes de Águeda

 

Porto

Três apresentações entre 12 e 14 de Maio de 2022 no âmbito do FITEI.

 

Viana do Castelo

09 e 10 de Junho de 2022

Local a designar.

 

Notícia actualizada a 5 de Dezembro com a agenda da digressão do espectáculo.

 

Rita Oliveira