Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Quem tem medo de um beijo?”

desporto gay.jpg

Giacomo e Stefano estão apaixonados, namoram e jogam juntos na Libera Rugby. São os protagonistas da última capa sensação. Ambos são desportistas não profissionais rugby na Libera Rugby, uma equipa de rugby masculina amadora e gay-friendly sediada em Roma. A capa em questão é da revista semanal SportWeek do jornal desportivo italiano Gazzetta dello Sport.

 

A manchete pergunta: “Quem tem medo de um beijo?”. A revista, que chega às bancas italianas este Sábado, 11, continua desafiando os leitores a embarcarem, através da relação entre o desporto e a homossexualidade, numa viagem aos últimos tabus: as histórias de quem já saiu do armário, aqueles que têm medo e os que lutam para sair da invisibilidade.

Esta capa da SportWeek está a ser muito bem recebida, tanto em Itália como noutros países. Este número é já tido como histórico, sobretudo por, pela primeira vez em Itália, uma publicação desportiva aborda a homossexualidade no desporto e logo com um beijo entre dois atletas do mesmo sexo.

Apesar de haver uma proposta que visa a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, Itália ainda é extremamente conservadora, especialmente onde a Igreja Católica tem ainda muito poder, Roma, por exemplo.

E por cá? Quando é que alguma das publicações desportivas tem o atrevimento de puxar à capa a homossexualidade e o desporto?

 

 

Luís Veríssimo