a saber

“Quero que os Golfinh@s de Lisboa sejam um grupo inclusivo, totalmente LGBTIS”

 

Os Golfinh@s de Lisboa foram a única equipa desportiva a marcar presença na Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa, que decorreu há duas semanas. “Viemos cá porque achamos importante dar visibilidade. Somos só sete pessoas na Marcha, mas perguntaram-nos quem eram os Golfinh@s de Lisboa. Ajudou a divulgar o grupo”, refere ao dezanove José Silva (à direita na foto).

O grupo de natação Lisbon Dolphins – Golfinh@s de Lisboa arrancou no Outono do ano passado. Entretanto, alguns dos membros decidiram juntar-se à associação Boys Just Wanna Have Fun (BJWHF), que já contempla as modalidades de rugby e voleibol, para criar a Lisboa Poolboys Swim Team. “Com o passar do tempo, a pessoa que estava à frente do grupo teve a boa vontade de levar o grupo para fins mais competitivos. Decidi afastar-me nessa altura”, explica o responsável.

O grupo está agora integrado na ILGA. “Quero que os Golfinh@s de Lisboa sejam um grupo inclusivo, totalmente LGBTIS. O grupo está agora a crescer aos poucos. Achamos que cada pessoa deve nadar como pode, e como quer. O importante é tirarmos daqui um bom momento”, refere o mesmo responsável. “Neste momento estou à frente do grupo, mas não me considero líder. Somos todos líderes. Queremos que seja um grupo para todas as pessoas. O mais importante é o convívio”, reforça José Silva.

O ponto de encontro para os treinos costuma ser a Piscina dos Anjos, aos sábados à tarde. Entretanto a piscina entrou em obras e os treinos passaram para a Piscina do Casal Vistoso.

15 Comentários

  • José Silva

    Muito obrigado dezanove por dar visibilidade a este grupo de natação! O vosso trabalho ao longo deste anos tem sido excepcional! @s Golfinh@s agradecem! 😉

  • David

    Alguém dos Golfinhos me explica o que os diferencia do outro grupo de natação e porque os devo escolher aos outros?
    E já agora, têm algum apoio da FPN?
    Obrigado.

  • Rui

    Só pela presença na marcha, estão de parabéns!
    Em outros países há equipas desportivas hetero que marcam presença na marcha gay, na nossa nem as equipas lgbt vão. Deveríamos refletir sobre isso.

  • David

    Realmente é estranho não se ver as equipas desportivas lgbt representadas em peso nas marchas.
    Todas as equipas gay desportivas participam “loud and proud” nas marchas dos seus países!!

    Será que estas associações não precisam de mais associados praticantes das diversas modalidades?
    Se calhar o público alvo deles não é o que participa nas marchas quem sabe.

    Pessoalmente acho que a divulgação destas associações ainda é feita a medo, pelo menos oiço falar pouco delas.
    Não têm razão para ter medo, os heteros que competem contra as equipas lgbt têm uma opinião muito positiva acerca das mesmas.
    Confirmo que já ouvi dizer que são competitivos e em todos os casos depois de os defrontar ganham imenso respeito por eles, por isso meus amigos, o caminho é para a frente.

    Não sei se alguma associação se quer pronunciar sobre o assunto ou temos de contactar os próprios para saber!?

  • José Silva

    Golfinh@s de Lisboa é simplesmente um grupo de natação da ILGA Portugal onde cada pessoa nada conforme sabe e o mais importante é o convívio entre as pessoas e simultaneamente nadar descontraidamente e de uma forma divertida.

  • Anónimo

    Mal ouves falar? Se só leres coisas da marcha, não ouves falar deles, mas experimenta ler mais um bocado. Natação, tango, volley e rugby. Malta activa a participar em campeonatos, a organizar torneios…

  • Anónimo

    Cheira-me a esturro, essa do que é importante é o convívio e que cada um nada conforme sabe…

    Têm objectivos competitivos?

    Se for para nadar como cada um quiser e para conviver, vou à praia

  • José Silva

    Até agora, @s Golfinh@s não têm qualquer tipo de objectivos competitivos (se calhar um dia podemos vir a ter). De momento somos simplesmente um grupo de natação que encara a diversidade humana (LGBTI) como algo de muito valioso e que deve ser protegido/defendido, que gosta de nadar numa piscina (há pessoas que não se dão bem na praia), que gosta do convívio e que decidiu ir à 16 Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa (manifestação que se dá à luz do dia) porque consideramos que a presença por parte de pessoas/grupos/associações/bares/etc ajuda na visibilidade diurna das pessoas LGBTI e no combate ao preconceito, à discriminação e a tanta homofobia/bifobia/transfobia que ainda estão tão presentes nas sociedades e inclusive em algumas pessoas LGBTI.

  • José Silva

    @s Golfinh@s são da opinião que todos os grupos e/ou equipas de desporto são válidos e não devem existir “picardias” entre grupos de desporto pois tornam-se ridículas. O mais importante é que surjam mais grupos de desporto e que acima de tudo as pessoas se sintam bem nos grupos de desporto que frequentam.

  • Anónimo

    Não preciso de ler mais, porque sou uma pessoa informada e atenta ao que me interessa sei da existência destes grupos desportivos lgbt, e porque o meu “mundo” é o do desporto.
    Obrigado pelo conselho, amigo, de qualquer forma não adicionaste nada de importante à conversa, vieste aqui só para me mandar ler mais… haja noção do ridículo!

  • Anónimo

    Pessoa do “mundo” do desporto: ja vi que és uma pessoa muito informada. Parabéns por isso. Pena teres o azar de viver rodeada de gente ridícula e inculta… como eu

    Presumo que como pessoa informada tenhas lido as reportagens que saíram no Jornal i, no Público, n’ A Bola, na RTP… mas se calhar só lês a imprensa internacional… e isso foi uma pena porque não se viu a “divulgação a medo”…

  • Anónimo

    Não faço parte desses grupos e também entendo que não devem haver picardias, mas pareceu-me estranha a justificação para a vossa existência.

    A questão da luz do dia é que me parece uma picardia e uma bicada a alguma equipa… que só faz coisas à noite

  • Anónimo

    Mais outra presunção errada da tua parte, acho que vou terminar por aqui, porque é perca de tempo.

    Continua com a tua presunção a que tens direito, não sei quem és e sinceramente evito presunçosos como tu; se pertences a uma destas associações, deixa-me que te diga, não estás a cativar adeptos, pessoalmente ainda não sei se pretendo ingressar (porque até tenho alguma curiosidade), num destes grupos, mas se estão cheios de gente como este anónimo, epah , para isso vou ali ao trumps ou a um sítio de engate falar com um estranho…

    Se achas que por uma grande …mas efémera divulgação nos media, inclusive no jornal desportivo “A Bola” é o suficiente para ti, eu respeito.

    Por agora preciso de melhores estímulos do que “o teu” para talvez me juntar ao grupo de natação, uma vez que é de carácter competitivo e acho que me posso safar muito bem; espero que tu não sejas desse grupo, porque com gente como tu eu sou muito frio e fria já me basta a água, e eu quero divertir-me a competir!!