Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Ser Igual a Ti Próprio

Ana Rodrigues.jpg

Muitas vezes, ouvimos dizer sê igual a ti próprio, no entanto, o que significa?  Significa não querermos ser iguais aos outros. 
 
É tão importante seres igual a ti próprio(a). Não imitares os outros, a sua forma de ser e estar, falar e a lista seria interminável.
Num mundo em que vivemos, tão supérfluo, tão cheio de aparências e de imitações descabidas e medo de ser diferente pelos olhares e opinião de terceiros, esquecemo-nos de manter a nossa essência. Às vezes, é somente o pavor daquilo que possam dizer ou pensar sobre nós e o impacto e/ou consequências que isso terá em nós. É por haver tanta plasticidade no mundo, receio de falhar, que nós enquanto sociedade nunca evoluímos muito, vivemos estanque, presos a uma falsa coragem e evolução que teima em não surgir. 
De qualquer das formas, quero deixar o meu agradecimento, embora eu acredite que a pessoa em questão não tenha conhecimento deste meu texto, mas quero agradecer à Marie (ex concorrente do Big Brother) porque a mesma é a voz da igualdade e do quão importante é sermos diferentes e transmitirmos força a outras Maries. Acredito e digo isto porque é o que sinto, que desde que a Marrie surgiu na televisão e se tornou um ícone de referência para muitos jovens (como eu) e não jovens que me sinto "solta" na medida em que já não tenho medo de sentir.
Acredito e digo isto porque é o que sinto, que desde que a Marrie surgiu na televisão e se tornou um ícone de referência para muitos jovens (como eu) e não jovens que me sinto "solta" na medida em que já não tenho medo de sentir.
É tão recorrente verem um homem sem apresentar namorada e o inverso também acontece, ver-se uma mulher sem namorado e automaticamente já são homossexuais e lésbicas, nem sempre assim é. E mesmo que seja, ninguém tem nada a ver com a questão, por exemplo, já me aconteceu, não sei se foi em tom de brincadeira ou não, a verdade é que nem me importa questionarem a minha orientação, afirmarem mesmo a meu respeito que eu teria uma orientação diferente. Isto acaba por ser incongruente, porque uma pessoa pode não ser "vista" com ninguém mas isso não quer dizer que efetivamente, não haja ninguém. E se tiver pode ser do genéro oposto. Nós não temos de andar com um cartaz na testa a dizer o que somos ou deixamos de ser. Mais: nem todas as pessoas que aparentemente, não apresentam ninguém significa que tenham uma orientação diferente.
Posto isto, para rematar quero acrescentar que nem tudo o que parece é e não devemos de julgar sem conhecer. E mesmo quando conhecemos ou achamos que conhecemos temos de RESPEITAR, não podemos simplesmente, ligar o achómetro e falar da vida dos outros só por falar e sem sequer perceber que aquilo que achamos corresponde à verdade.
As pessoas não têm de saber tudo sobre nós, basta saberem apenas aquilo que nós queremos que elas saibam. E não, tal como acontece comigo e com uma série de gente é possível apoiar a comunidade LGBTIQA+ e mantermo-nos sem revelar a nossa orientação. Porque isso não importa nem é revelador do que somos ou que deixamos de ser.
Sou pelo amor. E ele existe de várias formas, cores e feitios. O que importa é sermos felizes e gratos por fazermos parte de uma sociedade que embora ainda preconceituosa podemos içar a nossa bandeira e lutarmos pelos direitos que são de todos. 
LGBTQAI+ é amor, é verdade e é tão válido quanto os outros tipos de amor. 
 
Ana Rodrigues