Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Três com Tango” uma história verídica de amor numa família de pinguins

Três com Tango.jpg

Já chegou às bancas  portuguesas um dos livros infantis associados ao universo LGBT que mais deu que falar no estrangeiro.

 

O que diferencia esta publicação de outras é o facto de a história da pequena Tango se ter baseado em factos reais. Precursor de várias histórias semelhantes “Três com Tango” conta-nos de uma forma muito simples o que significa o amor numa família, independentemente da origem  ou da constituição desta. Publicado há onze anos nos EUA chega a Portugal pela mão da editora Kalandraka.

O livro retrata a história de um casal de pinguins-de-barbicha residente no jardim zoológico do Central Park, em Nova Iorque. É o tratador Rob Gramzay que faz acontecer a história colocando um ovo no ninho de Roy e Silo, depois de os ter visto tentarem, por várias vezes e infrutiferamente, chocar uma pedra. Assim nasceu Tango, a primeira pinguim-fêmea a ter dois pais. A história foi então noticiada e serviu muitas vezes de exemplo concreto de combate à crença de que não existe homossexualidade no reino animal.

O primeiro livro infantil do psiquiatra Justin Richardson e do guionista Peter Parnell foi um êxito e, desde a sua publicação, já arrecadou distinções como a da Associação Americana de Bibliotecas ou o prémio de Melhor Livro Familiar de 2006 (pela Nickelodeon Magazine) entre outros.  As ilustrações são de Henry Cole.