MNE da Letónia diz que tem orgulho em ser gay
Edgars Rinkevics, Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Letónia, afirmou esta quinta-feira na sua conta do Twitter que tinha orgulho em ser gay. É a primeira figura pública da área política deste país a sair do armário.
A sexualidade de Rinkevics tinha sido alvo de campanhas difamatórias, nomeadamente aquando das eleições parlamentares do passado mês de Outubro. Rinkevics manteve o lugar no Parlamento num dos países onde a comunidade LGBT sido ostracizada e onde as marchas do Orgulho LGBT são alvo de protesto e até canceladas.
O MNE da Letónia decidiu pôr fim as rumores ao dar o seu apoio às uniões de facto entre casais do mesmo sexo, que foram recentemente aprovadas na vizinha Estónia.
"O nosso país tem de criar uma moldura legal para todos os tipos de uniões, irei lutar por isso, sei que vai haver uma mega histeria, mas estou #Proudtobegay" escreveu no Twitter.
Toomas Hendrik Ilves, Presidente da República da vizinha Estónia, já endereçou os Parabéns a Edgars Rinkevics: “Um homem muito corajoso e um bom ministro dos negócios estrangeiros” escreveu no Twitter.
Notícia actualizada às 12h00 com o último parágrafo