Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Oficial: Arraial Pride adiado para 2022

arraial lisboa  pride 2021.jpg

A comunicação foi conhecida esta tarde. Arraial Pride só em 2022. 

 

A ILGA Portugal fez saber pelas redes sociais que este ano não irá organizar o habitual Arraial Lisboa Pride no Terreiro do Paço, em Lisboa, em virtude da situação de pandemia que o país ainda atravessa. Já em 2020 o Arraial também tinha sido cancelado.

"O Arraial Lisboa Pride é um evento intrinsecamente ligado a um posicionamento associativo, político e social muito claro: todas as pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo (LGBTI+), famílias e pessoas aliadas são bem-vindas. Não há barreiras à entrada – ficando apenas de fora a discriminação, o estigma, os preconceitos associados à saúde, aos afetos em público, ou a qualquer outra dimensão das nossas vidas. Não poderíamos, assim, promover um evento como o Arraial estabelecendo critérios sanitários que quebrassem com estes princípios. Por isso, e  dado o atual contexto de saúde pública associado à crise da Covid-19, na linha do que foi decidido pela Câmara Municipal de Lisboa sobre as Festas de Lisboa – e numa altura em que a região de Lisboa e Vale do Tejo se encontra sob pressão no que toca à realidade pandémica –, a Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo – comunica que este ano não será possível  realizar  mais uma edição do Arraial Lisboa Pride, o maior evento de visibilidade e orgulho LGBTI+ do país, inicialmente agendado para  26 de Junho.
 
A ILGA Portugal sublinha ainda "o facto de não haver capacidade para movimentar os recursos financeiros e humanos para fazer acontecer um evento destas dimensões: esta crise trouxe um aumento exponencial de pedidos de apoio e, acompanhando aquela que é desde sempre a missão da ILGA Portugal, é para esses casos que estão a ser canalizados os recursos disponíveis de momento".
 
A associação que celebra 25 anos de existência em 2021 lamenta este adiamento, mas deixa o convite para a participação na Marcha do Orgulho. "Esta é uma decisão que nos consterna. Mas há esperança: será com a maior das felicidades e sentido de missão que iremos concentrar as nossas energias na 22ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa, que volta a realizar-se este ano no dia 19 de Junho, às 18h00, na Avenida da Liberdade. “Desconfinar direitos, afastar preconceitos" – é o mote que levaremos nas nossas vozes, nos nossos passos, nos nossos corpos, que irão ocupar e trilhar com todo o Orgulho o espaço público da Igualdade.
 
A ILGA Portugal assegura que está neste momento a trabalhar com a Câmara Municipal de Lisboa em formatos alternativos de ocupação do espaço público e de visibilidade LGBTI+. Paralelamente, a Associação está também a trabalhar activamente numa programação online que permita descentralizar as celebrações do Mês do Orgulho, reforçando os laços comunitários pelo país.