Parque Mayer, Capitólio, Avenida da Liberdade, Cinema S. Jorge e Praça do Comércio são os espaços do Europride Lisboa 2025
A faltaram cerca de 100 dias para o arranque do Europride Lisboa 2025, que se afirma como "o maior evento LGBTI+ na Europa", a organização revelou mais informações sobre o evento europeu que pela primeira vez chega ao nosso país, mesmo que no meio de uma enorme polémica e falta de muitas respostas.
O que já se sabe?
Datas: de 14 a 22 de Junho
Onde vão decorrer os eventos: em oito espaços da capital. A saber:
O destaque vai para os mais de 50 eventos ao longo de 8 dias e para os mais de 100 artistas e oradores convidados. À data ainda não se conheçam as cabeças de cartaz do evento na Praça do Comércio, nem sequer os oradores da Conferência de Direitos Humanos.
Um dos principais destaques do EuroPride será a 21 de Junho – a Marcha LGBTI+ começa no Saldanha e desfila pela icónica Avenida da Liberdade, terminando no Terreiro do Paço (Praça do Comércio). Esta praça histórica encher-se-á de cores vibrantes e mensagens de amor, igualdade e orgulho. A celebração continua com uma noite de música e celebração no Palco EuroPride, tornando-se num momento inesquecível deste evento.
Como ficam o restantes eventos do Orgulho LGBTI+ em Lisboa?
Recorde-se que a 26ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa organizada pelas restantes associações e colectivos de defesa dos Direitos LGBTI+ de Lisboa foi anunciada para a data de 7 de Junho. Quinze 15 dias antes.
A ILGA Portugal ainda não revelou a data do seu habitual Arraial Lisboa Pride ou se este se fará em conjunto com o do Europride. A associação apenas se demarcou da organização do evento no auge da polémica revelada pela RTP alegando não ter capacidade de alocar recursos humanos e outros para se manter na organização.
O que pensa a comunidade LGBTI+ portuguesa?
Depois da polémica ser revelada, um inquérito lançado a 12 de Fevereiro pelo dezanove.pt para auscultar a opinião dos leitores sobre o evento mostra que metade dos que votaram considera que o mesmo será cancelado. Apenas 39% considera que o mesmo se realizará. Cerca de 6% acredita no adiamento do evento. 5% não tem nenhuma destas opiniões. Votaram 144 pessoas.
Outros leitores comentam o assunto nas nossas redes sociais:
Apesar de toda a polémica revelada nos últimos meses pela reportagem da RTP que apontou elegados desvios de fundos pelo anterior Presidente da Variações, que se intitulou como comissário municipal para o Europride apesar de tal não se ter concretizado, a organização, agora apenas a cargo da actual direcção da Variações, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Portugal e EPOA promete "uma importante declaração de visibilidade, unidade e resiliência" e acrescenta um convite a todos: "Junta-te a nós em Lisboa para celebrar as nossas conquistas, continuar a luta pela igualdade, e inspirar a esperança para um futuro mais inclusivo – Proudly Yourselves!"