Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Entrevistas que marcaram o ano

fotos.jpg

A poucos dias do fim do ano olhamos para trás e relembramos as entrevistas do dezanove.pt que deram que falar. Aqui ficam nove conversas, incluindo com os activistas e artistas que marcaram 2017.


Ângelo Fernandes: "Queremos que os homens vítimas de abuso sexual saibam que não estão sozinhos"

“Lembro-me de sentir uma vergonha imensa e uma culpa aterrorizante, como se fosse eu o culpado por toda a situação do abuso. E isso era horrível, era asfixiante. Havia dias que eu acordava já sufocado com isto. Houve momentos muito complicados para mim, porque por mais que dissesse, do ponto de vista racional, que não tinha culpa, o lado emotivo dizia o oposto”. Este excerto é parte de uma entrevista que Ângelo Fernandes concedeu ao dezanove.pt.

 

“A nível de igualdade de género e de orientação sexual há muito a lutar em Ponta Delgada”

O massacre de Orlando motivou a criação de um movimento LGBT em Ponta Delgada. Pedro Morais e Tiago Paquete, com 21 anos e 25 anos respectivamente, e ambos estudantes decidiram juntar-se e começar a intervir localmente. Desde então ideias não lhes faltam. Conhece-os na primeira entrevista que dão acerca da criação da sua iniciativa em prol da igualdade e dos Direitos LGBTI na ilha de S. Miguel.

 

Violência entre casais: “O facto de não ter dado importância, fez com que se tornasse contínuo”

Porque acreditamos que a força do exemplo pode ajudar a mudar mentalidades e que a ignorância, o facto de ocultar, de não expor soluções ou simplesmente que ficar calado não é solução, eis a história de J.


"É através do activismo que as coisas realmente mudam"

Exactamente um mês depois das primeiras notícias que deram conta do terror que se está a viver na Tchetchénia e que motivaram indignação internacional, o dezanove.pt entrevista os responsáveis pelo colectivo "Um activismo por dia" (UAPD). 

 

“Há ainda o moralismo de pensar que o VIH é a 'merecida punição' para quem foi 'puta'”

Paolo Gorgoni subiu ao palco da Marcha do Orgulho LGBTI de Lisboa para ler um manifesto onde se apresentava, publicamente, como seropositivo.

 

Inês Marto: "Gosto de acreditar que podemos amar porque sim, e isso chega"

Inês tem uma história de vida que decidiu partilhar com os leitores do dezanove. Sem dúvida um testemunho especial e interessante. Decidimos publicar o seu testemunho e, a seguir, entrevistá-la para saber mais sobre ela. Afinal não temos todos algo para dar e receber?

 

Conhece Fabiana de Sousa, a representante de Portugal no Miss Trans Internacional

Depois da participação inédita de uma portuguesa no certame Miss Trans Star Internacional, em 2016, chegou a vez de Fabiana de Sousa seguir os passos de Sarah Inês Moreira. Fabiana tem 29 anos, é de Setúbal, estudou até ao terceiro ciclo e é acompanhante. Fabiana vai representar Portugal no dia 7 de Outubro em Barcelona, numa iniciativa que junta participantes oriundas de 30 países.

 

“O fado é muito bicha e sempre foi, só faltava alguém pegar nele dessa maneira”

"Lila é uma fadista com pêlo na venta e no peito também. Casaco tigresse puído e copo de vinho barato na mão. Batam palmas e cantarolem com ela que o fado também é transgressão e alvoroço” é uma das muitas descrições que encontramos sobre o mais recente fenómeno da música queer portuguesa: o Fado Bicha.

 

Big Mama: “O público tem reagido ao meu trabalho com um sorriso do tamanho do mundo”

Chama-se Bruno Alves interpreta a Big Mama, tem 25 anos e vive no Porto. Estudou Marketing e trabalha numa loja no atendimento ao público. Big Mama levou ao rubro o público presente na 25ª Gala Abraço. No fim do espectáculo saiu com o troféu de vencedora da noite. Vamos conhecê-la?