Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A tua Agenda LGBTI para 2017

Arraial Lisboa Pride - Foto de Roberta Couto

Como já é hábito o dezanove ajuda-te a planear o ano. Abaixo encontras algumas das datas já conhecidas para alguns eventos LGBTI em Portugal. Começa, desde já, a organizar a tua agenda para 2017.

Janeiro

9 de Janeiro: O Centro Gis, em Matosinhos, começa a prestar apoio às pessoas LGBTI.  Este é um projecto da API - Associação Plano i. Telefone: 966 090 117

6, 13, 20 e 27 de Janeiro: 4ª edição do Porto Drag Festival no Café Lusitano. Conta com nomes como Edie Läpore, Nyme Charlles ou Susana Mastroianny, entre muitos outros. A apresentação está a cargo de Natasha Semmynova.

14 de Janeiro: 14ª edição dos Prémios Arco-Íris, Mercado Time Out, Lisboa.

27 de Janeiro: Dia Internacional da Memória do Holocausto. Aprende mais sobre este dia e a sua relação com a comunidade LGBT aqui.

    

Fevereiro

25 de Fevereiro: LESBOA Party

14 de Fevereiro: Dia dos Namorados e das Namoradas

                              Aniversário da associação não te prives

 

Março

9 a 12 de Março: Eros Porto - X Salão Erótico do Porto

24 e 25 de Março: 4º Encontro Nacional de Jovens Trans organizado pela rede ex aequo.

31 de Março: Dia Internacional da Visibilidade Trans

 

Abril

14º aniversário da rede ex aequo - associação de jovens LGBTI  em várias cidades

17 de Abril: Dia do Silêncio Contra o Bullying Homo/Bi/Transfóbico 

 

Maio

17 de Maio: Pela segunda vez em Portugal será assinalado oficialmente pela o Dia Nacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia. Para além de se assinalar mundialmente, em Portugal esta data deve-se a uma proposta aprovada no Parlamento Português e depois de uma petição subscrita por vários leitores do dezanove.

                       8.ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia em Coimbra         

19 de Maio: 1ª Marcha da Felicidade acontece em Setúbal 

27 de Maio: 1ª Marcha pelos Direitos LGBT em Vila Real de Trás-os-Montes

31 de Maio a 5 de Junho: Lisbon Bear Pride. Sob o lema “Bring Bears Together” o bar Tr3s, situado no Príncipe Real, em Lisboa, volta a organizar um festival para ursos e fãs. Inclui festas e cruzeiro no Tejo.

13º Ciclo de Cinema LGBT da rede ex aequo em diferentes cidades do país: Porto, Funchal, ...

 

Junho

O dezanove.pt voltar a declarar Junho como o mês do Orgulho LGBTI. Hashtag oficial: #orgulho2017

São inúmeros os acontecimentos no mês forte do ano que se prolongam até ao mês seguinte num misto de celebração e reivindicação. 

 

3 de Junho: V Marcha pelos Direitos LGBT em Braga. Recorda as fotos da edição do ano passado aqui: http://dezanove.pt/fostos-e-manifesto-da-iv-marcha-pelos-977235

 

12 de Junho: 1º aniversário do massacre de Orlando. Não esquecemos.

 

17 de Junho: Marcha do Orgulho de Lisboa. Tradicionalmente é em Junho, honrando a revolta ocorrida de Stonewall em 1969, que ocorre a Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa. Recorda a edição do ano passado que foi a maior de sempre. Para ler e ver aqui: 

http://dezanove.pt/as-fotos-da-maior-marcha-do-orgulho-963962

http://dezanove.pt/o-video-da-maior-a-marcha-do-orgulho-964701

 

24 de Junho: 21ª edição do Arraial Pride.Organizado pela associação ILGA Portugal afirma-se como “o maior evento LGBT em Portugal”.

 

23 de Junho a 16 de Setembro: Hot Season Festival – Terceira edição do Festival Internacional Gay e Lésbico organizado pela discoteca Trumps durante todo o Verão

 

Julho 

1 de Julho: 12ª edição da Marcha do Orgulho LGBTI do Porto. Recorda como foi o ano passado aqui: http://dezanove.pt/as-imagens-da-marcha-do-orgulho-lgbt-do-974368

7 de Julho a 5 de Agosto: Festival Sun Man organizado pela discoteca Construction

13 a 15 de Julho: 8º Pitch Beach torneio desportivo internacional LGBT-friendly. Haverá torneios de rugby, volley, natação e pela primeira vez futebol. Uma organização da associação Boys Just Wanna Have Fun que tem trazido centenas de atletas internacionais a Portugal.

Summer Action - O Festival SummerAction é organizado pelo bar Woof Lx e conta com três dias de festa. Programa e datas a anunciar.

 

Agosto

19 a 27 de Agosto:  Acampamento de Verão para jovens LGBTI e apoiantes. Organização: rede ex aequo. Localização: Espinho. Desta vez há uma novidade: O acampamento pretende trazer jovens LGBTI internacionais.

 

Setembro

15 a 21 de Setembro: De um ano para o outro já são conhecidas as datas do mais antigo festival de cinema da capital, o Queer Lisboa. O festival entra na sua 21ª edição.

18 de Setembro. Parte de Lisboa o Cruzeiro Gay Organizado pela La Demence. Destino: Ilhas Canárias com uma paragem na Madeira. Sabe mais aqui: http://dezanove.pt/lisboa-e-o-ponto-de-partida-do-proximo-1034562 

23 de Setembro: Dia Internacional de Celebração da Bissexualidade

 

Outubro

4 a 8 de Outubro: Queer Porto. É a vez da terceira edição do Queer a Norte do país. O festival está sediado no Teatro Rivoli, mas percorre vários locais da cidade como o Maus Hábitos, por exemplo.

7 de Outubro: 1ª Marcha do Orgulho LGBTI do Funchal

11 de Outubro: Dia Internacional do Coming Out

26 de Outubro: Dia da Visibilidade Intersexo. O Presidente da API explica-te um pouco mais sobre este tema neste artigo: http://dezanove.pt/entre-trocas-e-baldrocas-sou-1007674

 

Novembro

20 de Novembro: Dia da Memória Trans

25 de Novembro: II Troféu Artes Cénicas Finalmente Club. Premiada: Rossy de Palma

 

 

Dezembro

1 de Dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a SIDA.

                             25ª Gala da Abraço no Teatro São Luiz, em Lisboa

2 de Dezembro: LESBOA Party: The End. A mítica festa lisboeta chega ao fim. Time Out Market.

 

 

 

Ao longo dos próximos 12 meses o dezanove.pt irá actualizar este artigo com mais informações. Entretanto, e para não perderes nenhum evento seja onde estiveres, segue a Agenda do dezanove no Facebook para teres informações actualizadas todos os dias.

 

Publicidade:

 

1 comentário

Comentar