Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Calendário de eventos LGBTI+ 2022

Marchas Pride 2022 LGBTI

Num ano ainda de tantas incertezas devido à pandemia certa é apenas a vontade de recuperar a normalidade e podemos voltar a celebrar com orgulho os muitos eventos que forem sendo agendados.

O site dezanove.pt preparou esta lista com a informação existente. Mais eventos serão acrescentados assim que for possível.
No entanto, chamamos a atenção que alguns dos eventos que constam deste calendário poderão ser cancelados ou adiados para data a informar. Nesse caso faremos a devida actualização.
Um artigo, por isso, para colocar nos teus favoritos e ir visitando regularmente.
Até lá, fica em segurança e segue as recomendações da Direcção-Geral de Saúde para que possamos celebrar muito e com orgulho.

 

Janeiro:

30 de Janeiro: Eleições legislativas.

Não deixes que decidam por ti, vota!

 

Fevereiro:

14 de Fevereiro - Speed Dating para pessoas LGBTI+, das 17h às 19h, no Espaço Liv(r)e, Porto.

14 a 16 de Fevereiro - A itinerância do 25º aniversário do Queer Lisboa arranca em Portalegre! O Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre recebe a extensão do festival durante 3 dias. Poderás assistir a seis documentários que fizeram parte da edição de 2021 do Queer Lisboa.

18 e 19 de Fevereiro - A premiada peça "Orlando" será exibida na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Mas poderás ver esta peça um pouco por todo o país (Águeda, Porto, Lisboa, Viana do Castelo) ao longo do ano. Confere aqui

19 de Fevereiro - Café da Manhã - Doze meses, doze cafés. O grupo de motociclistas LGBTQIA+ Bears on Motorbykes está a organizar encontros com várias associações e colectivos nacionais. Hoje é a vez de reunir com As Cores dos Açores e o centro (A)MAR - Açores Pela Diversidade. Passa pela página dos Bears on Motorbykes para estares a par das restantes iniciativas que este grupo está a preparar. 

 

Março:
À semelhança de 2021, estima-se que este seja o mês da cerimónia dos Prémios Arco-Íris da ILGA Portugal. Data a informar. 

 

2 de Março - Tertúlia - Justiça Social: avanços, retrocessos e conquistas para as vítimas de crime, onde será abordado o fenómeno de violência e crimes motivados pela identidade de género e/ou pela orientação sexual da vítima. Das 17h às 18h30, no Espaço Liv(r)e, Porto.

5, 7 e 12 de Março - Festival da Canção: Já é um clássico e muito apreciado pela comunidade LGBTI+. Este ano há 20 temas a concurso. As semifinais acontecem nos dias 5 e 7 de Março e a final está marcada para 12 de Março. Em 20 temas destacamos quatro. Olhos e ouvidos postos, por isso, nos Fado Bicha, FF e Áurea (actuam na primeira semi-final) e Syro (2ª semi-final).


Abril:

21 de Abril - Drag queens portuguesas unem-se para apoiar a Ucrânia, Academia de Santo Amaro, Lisboa.

 

Maio:
10, 12 e 14 de Maio - 66ª edição do Festival da Eurovisão. O concurso vai decorrer nos dias 10, 12 e 14 de Maio (1ª semi-final, 2ª semi-final e final, respectivamente) em Turim, Itália. Há 41 países a concurso. Portugal será representado por quem vencer o Festival da Canção. É considerado o festival de música mais seguido pela comunidade LGBTI+ em todo o mundo

17 de Maio - Pela sétima vez em Portugal será assinalado oficialmente pela o Dia Nacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia com inúmeros eventos. Para além de se assinalar mundialmente, em Portugal esta data deve-se a uma proposta aprovada no Parlamento depois de uma petição subscrita por vários leitores do dezanove.pt.

17 de Maio - Marcha da Luta contra a Homofobia e Transfobia de  Coimbra

25 a 29 de Maio - Lisbon Bear Pride - bringing bears together since 2012. Organizado pelo Bar Tr3s e pelo Villa 3 Caparica

27 e 28 de Maio - Encontros dos 40 anos da despenalização da homossexualidade em Portugal

28 de Maio - Marcha pelos Direitos LGBT de Vila Real

data a definir: 7º Encontro Nacional de Jovens Trans, Não-bináries e em Questionamento Identitário - Porto | organização: rede ex aequo.

 

Junho:
O dezanove.pt volta a declarar Junho como o mês do Orgulho LGBTI+ ! Hashtag oficial para acompanhares tudo: #orgulho2022

Se a pandemia permitir, serão inúmeros os acontecimentos no mês forte do ano num misto de celebração e reivindicação. Eis a nossa mensagem:

Este é o mês das já tradicionais Marchas do Orgulho LGBTI+ de Lisboa e do Arraial Lisboa Pride. Recorde-se que quer a Marcha de Lisboa quer o Arraial foram cancelados em 2021. 

2 a 5 de Junho - Eros Porto - Salão Erótico do Porto na Exponor.

4 de Junho - 1ª Marcha do Orgulho na Covilhã

10 de Junho - 1ª Marcha do Orgulho LGBTI+ na Tapada das Mercês (Sintra)

11 de Junho - Marcha do Orgulho LGBTI de Aveiro

11 de Junho - Pabllo Vittar volta a Portugal para actuar desta vez no Porto, no NOS Primavera Sound, no Parque da Cidade. 

18 de Junho23ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa.

19 de Junho - 3ª Marcha do Orgulho LGBT+ de Bragança.

22 a 25 de Junho3ª Conferência Internacional sobre Psicologia LGBT+ no ISPA, em Lisboa.

25 de Junho - nova data da 17ª Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto e Arraial + Orgulhoso do Porto.

25 de Junho - Arraial Lisboa Pride

25 de Junho - Marcha LGBTI do Algarve.

26 de Junho - 1ª Marcha do Orgulho LGBTIQ+ nas Caldas da Rainha 
28 de Junho - 53º aniversário da Revolta de Stonewall. O Dia do Orgulho LGBTI+.

 

Julho:

2 de Julho - PDL Pride, em São Miguel, Açores.

2 de Julho - Marcha do Orgulho LGBTI em Guimarães. (nova data).

2 de Julho - II Beja Pride.

1 a 3 de Julho - O Festival de Música LGBT e promete trazer ao palco nomes da música LGBTI estrangeiros e nacionais. 

9 de Julho - 3ª Marcha do Orgulho LGBTI de Barcelos.

10 de Julho - Marcha pelos Direitos LGBTI de Braga.

30 de Julho - Piquenique Inclusivo. Organização: Porto Inclusive. Marcado para Sábado, 30 de Julho, será a 5ª edição do evento e decorrerá novamente no Parque da Cidade do Porto.

 

Agosto:

19º Acampamento Nacional de Verão de Jovens LGBTI. Data e local a definir. Organização: rede ex aequo.

 

Setembro:

10 de Setembro - Primeira Marcha do Orgulho LGBTI em Vila Nova de Famalicão.

17 de Setembro - 1ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Esposende.

18 de Setembro - 2ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de São João da Madeira.

16 a 24 Setembro - Queer Lisboa 26. O festival irá decorrer entre o Cinema São Jorge e a Cinemateca Portuguesa.

24 de Setembro3ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Santarém.

25 de Setembro - 2ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Leiria.

23 a 25 de Setembro - LMF'22 - Lisbon Meets Fetish - International Fetish Meeting. O encontro fetichista organizado pelo Gear Club Portugal está de volta.

 

Outubro:

1 de Outubro - Primeira Marcha do Orgulho LGBTI em Vizela.

8 de Outubro - Madeira Pride, no Funchal.

9 de Outubro - 5ª Marcha pelos Direitos LGBTI de Viseu.

 

Novembro:

29 de Novembro a 4 de Dezembro - Queer Porto 8 - Com uma novidade: esta edição do festival irá decorrer no renovado Cinema Batalha. 

 

Dezembro:
1 de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a SIDA. Será a data da 30ª Gala da Abraço.

 

Outros eventos:
Ao longo dos próximos meses o dezanove.pt irá actualizar este artigo com mais informações procedentes das diferentes organizações.

Entretanto, e para não perderes nenhum evento estejas onde estiveres, subscreve a nossa newsletter grátis, segue a Agenda do dezanove no Facebook, o nosso Instagram e o nosso Twitter para teres mais informações actualizadas diariamente.
Para além disto, para estares a par de eventos LGBTI friendly na Grande Lisboa e no Grande Porto segue as redes sociais dos guias Lisbon Gay Circuit (Facebook e Instagram) e Porto Gay Circuit (Facebook e Instagram).

 

Foto de Mariana Leitão - Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto 2021