Sexta-feira, 17 de Junho de 2011

Praias LGBT em Portugal: Praia da Cacela Velha

Sex, 17/06/11
Situada a ocidente da praia da Manta Rota, a praia de Cacela Velha figura actualmente em diversos guias LGBT nacionais e internacionais, atrai turistas nacionais e estrangeiros, e é provavelmente a melhor praia gay do país, a par da famigerada praia 19 da Costa da Caparica.
O areal frequentado pelos turistas homossexuais ocupa a maior parte de uma península arenosa, que separa o mar da ria, na extremidade oriental do Parque Natural da Ria Formosa, ao longo de quase dois quilómetros. Percorrer todo este cordão dunar constitui uma experiência idílica, sendo possível vislumbrar toda a baía de Monte Gordo, as ilhas da Fábrica, de Cabanas e de Tavira, a laguna e os seus sapais, a aldeia histórica de Cacela Velha, com a sua imponente fortaleza, e ao longe, as elevações da serra algarvia. Não é por acaso que o jornal The Guardian incluiu a Península de Cacela Velha no top das dez melhores praias da Europa para a prática de caminhadas; para além disso, em anos recentes, foi considerada uma das melhores praias do país pela revista Visão; mar calmo, banhada pelas tépidas águas do Golfo de Cádis, com temperaturas médias da água do mar a rondar os 24ºC durante todo o Verão.

 

Acesso
A partir da concessão mais ocidental da praia da Manta Rota, caminhar cerca de 800 metros para oeste, ou seja, em direcção a Tavira, mais ou menos até ao início do canal da Ria Formosa; a partir desse ponto, a área com frequência LGBT estende-se até à barra que se situa em frente a Cacela Velha. Convém estacionar no parque ocidental da praia da Manta Rota, junto do local onde se instala o Manta Beach (a afamada discoteca de Verão que tem como relações públicas a «tia» Maya); depois, é só atravessar a passadeira de madeira sobre as dunas, e caminhar para poente. Alternativamente, alguns turistas optam por aceder à praia de Cacela Velha utilizando um trilho que atravessa as dunas, e que liga o parque de estacionamento ao início da Ria Formosa (e à praia); contudo, uma vez que vos podeis perder, tal opção só é recomendada para quem já conhece a zona (ou está acompanhado por alguém que já tenha utilizado este acesso).


 

Ver Praia de Cacela Velha num mapa maior

 

 

Cruising
Durante o Verão, o matagal de arbustos que cobre o extenso cordão dunar da península é utilizado por muitos homens homossexuais e bissexuais, como local de engate ao ar livre. Por isso, quem prefere não ser abordado deve optar por ficar pela praia, e evitar as caminhadas pelas dunas...

 

Praia Amigos do Pau
Há quase dez anos o início da praia de Cacela Velha, e consecutivamente, da área com frequência LGBT, chegou a ter uma bela placa de madeira com a inscrição «Praia Amigos do Pau». Entretanto, acabou por ser vandalizada e removida.

 

Frequência
Graças à sua extensão, o areal possui vários recantos para quem procura privacidade e sossego. Toda a praia é maioritariamente frequentada por homossexuais ou bissexuais masculinos, e por alguns casais heterossexuais adeptos do naturismo. A frequência é mais elevada durante as tardes de Julho e de Agosto, e nos fins-de-semana mais solarengos e quentes do final da Primavera e do início do Outono. A pouco mais de quinze quilómetros da fronteira, a praia de Cacela Velha é cada vez mais procurada por andaluzes das províncias de Huelva e Sevilha. A prática naturista tem mais de duas décadas e é tolerada.


Newsletter

Recebe as notícias do dezanove por e-mail:

Últimos comentários
  • Muito boa notícia!Lá estaremos no dia 8 =)
  • Há aqui 1 erro grave e nem eu nem ninguém acha que...
  • Não faz qualquer sentido incluir o Poliamor. Por e...
  • Acho que fazem tempestades em copos de água!Há pág...
  • Junos, o LGB e o T têm em comum a expressão de gén...
  • As minhas questões mantêm-se. Movimento LGBT signi...
  • Junos, tanto disparate silogístico para aí anda. D...
  • Mas de que Direita fala? É que há várias tendência...
  • A decepção com este filme do AdS (bem como com "Ca...
  • Querida, concordo plenamente consigo. Beijinho bom...
  • Eles são simplesmente lindos....
  • Hoje num quiosque de um centro comercial reparei q...
  • "surpreendente" é coisa que não é... não é de admi...
  • Num mundo preconceituoso como o novo, quem tem a c...
  • Claro que é vergonha porque os de Direita sabem pe...
  • tags

    a cuidar(84)

    a fazer(545)

    a saber(1319)

    a ver(778)

    activismo(55)

    agenda(195)

    bizarro(54)

    brasil(79)

    bullying(64)

    casamento(91)

    cinema(69)

    cinema gay(66)

    corpo(81)

    crónicas(66)

    desporto(54)

    destaques(570)

    direitos(143)

    direitos lgbt(220)

    entrevista(57)

    espanha(59)

    eua(107)

    famosos(113)

    homofobia(159)

    ilga portugal(101)

    inédito(64)

    internacional(246)

    lisboa(321)

    música(70)

    noite(51)

    passatempos(95)

    porto(93)

    portugal(313)

    praia 19(207)

    queer lisboa(94)

    rede ex aequo(87)

    sexy(82)

    teatro(66)

    televisão(81)

    vídeo(218)

    vih(87)

    todas as tags

    blogs SAPO