Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Down Here", quando uma avó se aventura no "submundo gay" de Nova Iorque

A primeira curta-metragem de ficção do realizador Diogo Costa Amarante "Down Here" (2011) está a dar que falar por esse festivais de cinema fora. Estreou em Agosto do ano passado no Festival de Filmes do Mundo em Montreal no Canadá.

Em Novembro de 2011 saiu do Festival Internacional de Cinema Gay e Lésbico de Barcelona com o prémio do júri na categoria de curta-metragem. Logo a seguir em Dezembro esteve presente no Festival de Cinema Luso-Brasileiro em Santa Maria da Feira. Entretanto o filme passou no passado mês de Fevereiro pelo Festival Internacional de Cinema e Artes Cénicas Gay e Lésbico de Bilbao. Irá marcar presença já neste mês de Março no Festival Internacional de Cinema de Sofia na Bulgária. E foi recentemente admitido para o Festival de Cinema LGBT de Turim em Itália que irá acontecer entre 19 e 25 de Abril.

"Down Here" relata a história de Emily (Bari Hyman) que depois de saber que o seu neto se suicidou por ser gay, decide aventurar-se num passeio nocturno ao submundo gay de Nova Iorque. Nada mais lhe resta senão encontrar uma rapariga a quem possa beijar. À Time Out Porto de Janeiro passado o realizador e argumentista explicou que "a ideia do filme nasce quando, ainda em investigação sobre o tema, me deparo com uma carta de suicídio na qual o jovem aponta a homossexualidade como principal razão do acto e pedindo aos familiares e amigos que tal facto não seja contado à avó, que tanto estimava. (...) Como reagiria a avó se, apesar daquele pedido, a carta lhe chegasse às mãos". É o seu ponto de vista sobre este assunto que se pode ver nos 13 minutos de "Down Here".

Diogo Costa Amarante de 29 anos de Oliveira de Azeméis tem já uma promissora carreira no mundo das curtas-metragens, tendo realizado três documentários: "Jumate/Jumate" (2008), "En Enero, Quizás" (2009) e "We Have Legs/TimeFlies" (2009).

 

 

Luís Veríssimo

 

Já segues o dezanove no Facebook?