Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Histórias de desportistas LGBTI de sucesso

pjimage (35).jpg

O desporto tem um papel de grande importância na sociedade, além de trazer à tona inúmeros talentos. Muitos desses atletas, depois de ganharem fama, aproveitam para utilizar os holofotes como plataforma para divulgar projectos e até mesmo trazer conhecimento sobre questões de importância social. Um bom exemplo disso é a comunidade LGBTI.

Além de ganhar medalhas e alcançar as metas nas suas carreiras, os atletas também são uma voz de muita importância na comunidade, são pessoas ouvidas por grupos variados de todas as idades. Admirados por crianças, os jovens e adultos, é muito importante que falem publicamente pelos grupos que representam e que tenham voz nas plataformas.


Relevância para a comunidade LGBTI

Para a comunidade LGBTI, esse é um momento de muitas oportunidades, já que muitas plataformas têm surgido com pessoas interessadas em dar voz a este grupo, a escutar e também dispostos a ajudar. Há alguns anos não se falava em atletas homossexuais, fosse em pequenas ou grandes competições. O assunto era um grande tabu, tanto para quem participava quanto para quem assistia competições. Aos poucos, o preconceito foi dando espaço à tolerância e muitos atletas tiveram mais confiança para se expor e falar sobre quem realmente eram.

É o caso de Ryan Laplante, jogador de poker profissional e gay assumido. No mundo dos jogos de poker é bastante necessário trazer mais conhecimento para o assunto, justamente por se tratar de um jogo tradicionalmente praticado por homens e ainda com alguns estigmas envolvidos. É exactamente por este motivo que é importante falar abertamente do tema para que qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo e de qualquer género se sinta à vontade para jogar poker, seja num casino físico ou online. Diferente dos jogos de poker tradicional, o poker online é mais flexível, não só pelo factor de localização que já não é uma obrigatoriedade, mas também por outras vantagens que proporciona: o jogador tem a possibilidade de praticar e aprender novas estratégias de jogo, jogar com dinheiro real ou não, e ter mais segurança nas suas operações, alguns exemplos que mostram como o poker online também tem crescido e se tornado mais dinâmico.

Além do poker, outros desportos também têm trazido o assunto da tolerância e da importância de se discutir mais a causa LGBTI à tona, assim como mais abertura para esses grupos. É o caso do futebol, voleibol, ginástica olímpica, ténis, entre outros. Os atletas em geral reforçam a importância de tratar as pessoas como iguais e com naturalidade, já que suas escolhas não influenciam de nenhuma maneira as suas performances enquanto atletas. Ser um atleta gay é exatamente igual a ser um atleta heterossexual.

Vê abaixo alguns dos atletas LGBTI de maior sucesso actualmente e que tem ajudado a trazer mais atenção para a causa.


Amanda Nunes (MMA)
Amanda é campeã da categoria peso-galo do UFC. Além disso, também é a primeira campeã do evento que se assumiu gay abertamente. Sendo um dos maiores desportos do mundo, Amanda abre uma janela de diálogo enorme para diversos fãs e admiradores de MMA. Uma lutadora abertamente gay, que não tem vergonha de se expor na media. Actualmente Amanda namora a também lutadora, Nina Ansaroff.


Michael Sam (futebol americano)
Num desporto em que se valoriza masculinidade e força ao extremo, Michael Sam marcou a história ao ser o primeiro jogador de futebol americano publicamente gay. A importância da revelação de Michael é enorme, principalmente porque o futebol americano é um dos desportos mais populares, assistidos e praticados nos Estados Unidos. Michael abre uma nova porta e mostra que é possível ser incluído e que é possível ser um atleta gay num desporto tão popular.


Thomas Hitzlsperger (futebol)
O jogador alemão foi o primeiro atleta de futebol de renome a assumir-se publicamente. Quando fez a sua declaração para a imprensa, em 2014, Thomas afirmou que dava aquele passo em público para garantir que essa questão avançasse no meio do desporto profissional, reconhecendo que o assunto ainda é delicado no meio.


Tiffany Abreu (voleibol)
Tiffany fez história por ser a primeira atleta transexual brasileira a jogar voleibol feminino. Também se mantém bastante ativa a respeito das causas LGBTQ, reconhecendo a relevância de sua posição no momento, e como sua representatividade ajuda a trazer também o assunto da inclusão à tona.