Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Um novo livro para analisar a homossexualidade em/de Fernando Pessoa

capa  pessoa.jpg

Acaba de chegar às livrarias o livro "Homossexualidade e Homoerotismo em Fernando Pessoa" (edições Colibri), da autoria de Victor Correia.

Há cerca de dois anos foi publicado um outro livro "Fernando Pessoa, a homossexualidade, a identidade de género, e as mulheres", também escrito por Victor Correia, no entanto, não se trata de uma reedição. O primeiro livro “não continha os textos integrais, mas apenas excertos. Além disso, teve uma curta tiragem, de uma editora pequena que já não existe. Apesar do tema e do autor serem os mesmos, este livro é muito diferente na sua concepção, e é portanto a primeira edição”, justifica Victor Correia ao dezanove. O novo livro inclui um estudo introdutório sobre a homossexualidade de/em Fernando Pessoa, textos inéditos, textos completos, textos traduzidos pela primeira vez em português e uma análise por capítulos e por heterónimos.

“Demorei mais de ano e meio até o conseguir publicar, pois foi recusado por muitas editoras, que respondiam dizendo que este livro livro não se enquadrava no seu catálogo, outras nem sequer responderam apesar de eu insistir”, refere o autor, que destaca nesta edição os “novos poemas, que não tinham sido postos no outro livro, mais cartas, mais textos de ficção, e mais alguns fragmentos genéricos, e mais textos textos de ficção. Destaco sobretudo os poemas do ortónimo, pois Fernando Pessoa escreveu também com heterónimos”.

Esta é, por isso, uma nova abordagem à obra e personalidade da figura histórica da literatura portuguesa do século XX. “Fernando Pessoa é muito pouco conhecido do grande público, pois nas escolas não se fala deste tema. Os investigadores de Fernando Pessoa até hoje também não se debruçaram sobre este tema em Fernando Pessoa. Tem-se estudado as questões literárias, o esoterismo em Fernando Pessoa, as questões políticas, etc., enfim,  muitos outros temas. Este tema tem sido tabu”, reforça. Victor Correia exemplifica: “Fernando Pessoa, numa dada fase da sua vida, teve um caso de curta duração, um caso frustrado, com uma mulher, Ofélia Queiroz, por isso colou-se demasiado a imagem dele a ela, erradamente”.

Victor Correia frequentou a Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma (formação em Filosofia). Concluiu a licenciatura em Filosofia, na Universidade de Coimbra, é pós-graduado em Formação Educacional e tem o mestrado em Estética e Filosofia da Arte. É doutorado em Filosofia Política e Jurídica, na Universidade da Sorbonne, em Paris, e pós-doutorado em Ética e Filosofia Política, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A nova obra, além de estar à vendas nas principais livrarias, pode ser adquirida online.