
Sensibilizar a população é um dos objectivos que leva a PATH (Plataforma Anti-Transfobia e Homofobia) a organizar esta segunda-feira, 30 de Janeiro, uma tertúlia dedicada ao tema da despatologização da transexualidade.
Por despatologização entende-se a retirada da transexualidade do manual DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), que será revisto este ano, bem como da Classificação Internacional de Doenças (ICD) cuja revisão ocorrerá em 2014.
Para debater o tema em Coimbra estarão presentes o médico Bruno Maia, Nuno Miguel Ropio, jornalista que acompanhou a aprovação da lei de identidade de género em Portugal, Ema Sofia Alves, enfermeira, e Hernâni Caniço, médico e Presidente da Saúde em Português.
A par da sensibilização da população para a despatologização da transexualidade pretende-se promover a partilha de conhecimentos e debate sobre sexualidades, identidades e liberdades individuais.
Desde 1952 existiram quatro revisões para o DSM. Durante este ano decorre uma campanha internacional designada por Stop Trans Pathologization-2012, que pretende influenciar a quinta revisão do manual, o DSM-V. O manual é o instrumento literário base para profissionais da área da saúde mental e que lista diferentes categorias de transtornos mentais e define critérios para diagnosticá-los, de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria (APA).
Este Domingo uma iniciativa online na rede social de microblogging Twitter, assinalou o Dia da Visibilidade Trans. A ideia, designada em termos informáticos por twittaço, partiu de activistas brasileiros que pretendiam assinalar online o dia 29 de Janeiro com a hashtag #respeitotrans. Mensagens como “Por um sistema de saúde pública que proteja tds, oferecendo tratamento hormonal e acompanhamento médico. #respeitotrans “ ou “Dia da visibilidade TRANS #respeitotrans Que a gente consiga olhar o diferente com respeito e humanidade” podiam ler-se online.
Bullying homofóbico continua em força nas escolas portuguesas
Donna Summer faleceu vítima de cancro (com vídeos)
Quais as personalidades mais homofóbicas de Portugal? Eles respondem
Parlamento Europeu: Rui Tavares e Ana Gomes dão a cara contra a homofobia (com vídeo)
Mais um bar gay no Príncipe Real
Aurora Dourada ataca homossexuais: “Vocês são os próximos”
Um workshop para aprender a engatar
Cláudio Ramos e Pedro Crispim vão oficializar relação
Luís Borges entre os melhores do mundo
Carla Antonelli vem a Portugal combater a homofobia e transfobia
Senado da Argentina aprova Lei de Identidade de Género
Mitt Romney: “O casamento só pode ser a união entre um homem e uma mulher"
Barack Obama: "Os casais de pessoas do mesmo sexo deveriam poder casar-se" (com vídeo)