Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

15 países disputam torneio mundial de rugby gay. E Portugal vai lá estar (com vídeo)

Decorrerá em Manchester no próximo fim-de-semana a Bingham Cup, o torneio mundial de equipas de rugby gay friendly e inclusivas.

O evento é um dos maiores campeonatos de rugby no calendário desportivo a nível mundial contando a edição 2012 com mais de 30 equipas procedentes de 15 países, num total de mais de 1500 participantes.

Ao torneio foi dado o nome de Bingham Cup em honra ao jogador de rugby Mark Kendall Bingham que faleceu num dos voos do atentado do 11 de Setembro.  Acredita-se que Bingham tenha sido um dos passageiros que ofereceu resistência aos terroristas do voo 93 da United Airlines que se veio a despenhar em Washington. Em 2001 havia apenas oito equipas de rugby inclusivas e Bingham estava a ajudar a criar outras.

O embaixador deste torneio bianual, que já vai na sua 6ª edição, é o ex-jogador de rugby inglês Ben Cohen, fundador da The Ben Cohen StandUp Foundation que combate a homofobia e o bullying no desporto.

Portugal marcará presença no torneio com a primeira equipa de rugby inclusiva, os Dark Horses. A equipa portuguesa leva para Manchester quase três dezenas de jogadores para os jogos que iniciam esta sexta-feira e cuja final está marcada para Domingo, 3 de Junho. No regresso a terras lusas os jogadores da associação Boys Just Wanna Have Fun estarão prontos para realizar a 3ª edição do torneio internacional Pitch Beach, a decorrer de 26 a 29 de Julho, entre Lisboa e Carcavelos.

 

 

Já segues as notícias do dezanove no Facebook?

2 comentários

Comentar